
Tinha iniciado o meu curso para obter a carta de patrão local, bem como a licença VHF.
Aulas em período pós laboral, das 21:00 às 00:00, numa das escolas que existem aqui em Setúbal para o efeito.
Um mês e meio de matéria nova para assimilar antes do teste final.
Aquilo era azimutes para aqui, rumos para ali, desvios, tabelas, cartas, luzes, marés........ enfim, uma quantidade de informação, que tanto vim a gostar de estudar, coisa que já não fazia à algum tempo.

As minhas aulas praticas e teóricas a bordo do Cruzeiro do Sul,
Mestre Marinho, que tantos conhecem, despensa palavras.
Neste dia, fizemos a primeira saída de noite, onde depois praticamos o enfiamento da barra de Setúbal entre o Farol da Doca dos Pescadores e o Farol da Azeda. Tenho pena de não poder mostrar o que é navegar à noite, na barra de Setúbal. As luzes da cidade vista do mar é algo bonito de se ver.
Fiz o exame teórico e obtive 16,8 valores, lembro me de não conseguir responder a duas perguntas.
Uma de Radio Operador, VHF, que era mais ou menos isto: Quando a recepção de alguma palavra não for claramente percebida o que deve dizer?
A resposta era S-O-L-E-T-R-E, era simples demais para ser verdade, mas não me lembrei.
A outra era a aquela parte da Ancora, o Cepo, também não me lembrei.
No exame pratico, fiz a manobra de saída do cais da doca dos pescadores e homem ao mar.

Espero um dia, poder tirar a carta de Patrão de Costa, para já, vou gozar esta que tenho e que me permite fazer algo que tanto gosto.
Vou terminar com uma frase que sempre gostei.
Os navios estão a salvo nos portos, mas não foi para ficar ancorados que eles foram criados.
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