sábado, 25 de junho de 2011

O meu primeiro Robalo na embarcada


Boas,
Sábado 25-06-2001, um dia excelente em termos de tempo de mar e de pesca.
Já à algum tempo que não tinha um dia assim, daqueles que nos fazem sorrir ainda mais, porque algo de novo aconteceu.
É assim a pesca, só lá indo poderei ter estas novidades para contar, de outra forma fica só em pensamento.
Foi uma pescaria combinada com o João Gomes e o meu tio Jaime Beato.
Saída combinada para as 8:00 da manha, isca sardinha e só sardinha.
Foi um daqueles dias em que fui sem preparar as coisa no dia anterior, por falta de tempo.
Assim, agarrei na mala que já estava semi-preparada e vai de sair sem grandes pensamentos ou expectativas, só queria pescar, na semana passada não foi possivel ir ao mar e o bichinho já estava cá dentro a remoer só queria lá ir e relaxar um pouco da semana de trabalho.
E lá fui eu, desta vez nem fui ao choco, queria ir logo lá para fora para pescar, porque nos últimos tempos os chocos têm sido poucos aqui para estas bandas.
O Mar estava um lago transparente, as tainhas saltavam ao redor da embarcação, cardumes e mais cardumes delas que nos apareceram ali após virar o cabeço de Tróia.
Chegamos ao local habitual, onde tenho pescado nos últimos tempos ali na casa dos 45 metros de profundidade, perto do Mar de manteiga e vai de sondar, não demorei muito até encontrar uma boa marcação, uns verdes uns amarelos e uns laranjas agarrados ao fundo numa extensão de mais de 10 metros.
Nova passagem no local após desligar a embarcação e verificar a deriva e lá se mantinha a marcação que havia visto anteriormente. Vento fraco, corrente muito pouca o que facilitou o fundear e a precisão de ficar no local pretendido.
Preparação das canas e iscas e vai de começar a pescar.
Estávamos todos a pescar da mesma forma e com a mesma isca, sardinha e só sardinha, o que me leva a crer cada vez mais que só assim se conseguem estes resultados.
Quando numa embarcação cada um pesca à sua maneira a coisa não se dá, as experiências que tenho feito têm me deixado cada vez mais com a certeza que para fazer um bom pesqueiro deveremos todos pescar da mesma forma, pois só assim se conseguem os resultados que atingimos hoje.
Claro que existem sempre outros factores, mas se formos excluindo alguns, conseguimos tirar ilações em nosso proveito e sinceramente acho que devo criar estas regras pois só assim poderei tirar as minhas conclusões.
Por isso é que muitas vezes gosto de pescar sozinho, para poder fazer aquilo que quero e como quero.
Para que ser teimoso? Gosto de aprender e por isso é que sigo os conselhos de quem sabe, neste caso do meu amigo Ernesto Lima, basta olhar os seus relatos no seu Blog, A Minha Pesca e rapidamente se vê que sabe aquilo que diz e os seus resultados estão à vista. Também gosto de tentar fazer ver aos outros aquilo que faço e explicar o porque de tentar fazer assim, não que me queira comparar a alguém ou tentar ser melhor ou pior, mas se alguém com bastante mais experiência e provas dadas diz que se deve fazer assim, para que inventar ou ser teimoso.
Assim, deixo aqui mais uma vez um agradecimento especial ao Ernesto, que tanto me tem ensinado quer pessoalmente nas poucas conversas que temos tido, quer nos seus relatos que tento seguir atentamente e tirando sempre algo que possa por em pratica.
No inicio das minhas pescarias embarcadas, não criava regras para pescar na minha embarcação, cada um pescava como queria e os resultados não apareciam, por isso é que hoje e levando a pesca um pouco mais a sério, resolvi criar esta regra, pescar da mesma forma e para o mesmo balde, em equipa como lhe chamo.
Bem mas passando à frente, lá começou a sardinha a descer nas nossas iscadas e a pouco e pouco ia desaparecendo.
Inicialmente ratada na barriga pelos amigos mais pequenos, depois desaparecia num ápice pelos nossos amigos besugos e o pesqueiro começou a dar o ar da sua graça. Iniciariam-se os besugos XXL, sempre presentes durante todo o dia, depois tive um toque mais forte e uma bela bica, pouco depois um Pargo, seguido de outra Bica ainda maior e mais para o fim um Robalo, o que vêm na foto de entrada e que me fez explodir de alegria, nunca tal me tinha acontecido e é mais um para juntar à lista das espécies capturadas.
Não é muito normal apanhar robalos na pesca ao fundo, mas às vezes acontece, só la indo, testando e tentando aperfeiçoar cada vez mais esta arte que é a pesca e que se consegue algo.
Tinha o dia feito, a minha cara expressa bem a alegria do meu dia de pesca.



Se calhar é do chapéu, este chapéu já me deu algumas alegrias hehehehe e como dizem que em equipa que ganha não se mexe, tem feito parte da minha equipa e material de pesca. Esta é para picar alguns senhores que são anti-vermelhos e não gostam do meu chapéu :)
Por volta das 15:30 arrancamos do local, fiz uma paragem no cabeço de Tróia para irmos dar um mergulho pois estava um dia daqueles de verão com muito calor.
A viagem de regresso já no rio Sado.


E a nossa pescaria para finalizar.




3 comentários:

Anónimo disse...

Oi amigo Rebolo. Já há uns tempos que sigo teu blog e tenho reparado na tua evolução. Além disso pescas de uma forma descontraída e com muita vontade de aprender. Parabéns.

Ps. Insiste na sardinha...

Luis

Rebolo disse...

Boas Luis,
Obrigado pelo comentário é sempre bom ter opinião de terceiros, ainda mais quando ela me é favorável.
Estou sempre disposto a aprender e só assim se consegue evoluir. Descontracção sempre,pois quando fazemos algo que gostamos devemos o fazer com descontracção.
Mais uma vez obrigado e sardinha sempre a insistir :)
Abraço

Anónimo disse...

Força amigo! Continua as tuas pescas que vais ter resultados mais positivos! Provavelmente, um destes dias ainda nos cruzamos pois ando pelos teus mares muitas vezes...

Aquele abraço, Luis