sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Gigante

Boas,
Hoje resolvi mostrar algo diferente, também está ligado ao mar, neste caso, às embarcações.
O titulo de gigante!! Não é um peixe. Infelizmente, eu bem gostava, mas não é.
Trata-se de um cargueiro gigante, o maior do mundo na sua categoria.
Recebi um e-mail e fiquei impressionado com o tamanho do menino, pelo que resolvi partilhar aqui no Blog.
Já que não se pesca,  pelo mau tempo sentido, sempre se faz outras coisas.
Parece que a coisa vai melhorar a partir de Domingo e prevê-se umas aberturas para o vicio.
Infelizmente, a bomba de agua da minha velha Renault Kangoo avariou, não sei se estará pronta a tempo, dos bons dias que se avistam, para que possa transportar o meu 2º menino lá para dentro.
Lá vou eu pressionar o mecânico todos os dias, a ver se na segunda-feira a coisa tá pronta, a ver vamos.
Bem, voltando ao gigante vou dizer as suas medidas.

Comprimento: 394,84 metros
Boca: 63,10 metros
Carga: até 123.000 Toneladas, carrega até 15.000 Contentores, é obra. 
A sua cabine tem uma altura superior a um prédio de 10 andares, face à sua envergadura e calado, não passa quer no Canal do Suez, quer no Canal do Panamá.
O seu motor, pesa 2.300 toneladas, tem 14 cilindros em linha e debita qualquer coisa como 110.000 cavalos.
O seu consumo é coisa pouca, um pouco mais que a minha embarcação, 6.275 lt /hora, mais coisa menos coisa.
Aqui ficam então umas fotos do Gigante, a ultima é do seu pequeno motor, quase uma altura de 5 andares.
Enfim, tem tudo de pequenino não é.





Aqui podem ver um pequeno vídeo do Gigante a navegar.
O GIGANTE

Abraços e beijinhos.

Sem comentários: