quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Captura do Lingueirão


Boas,
A pesca no Sado não se limita só à pesca de cana ou de chocos.
Assim nos últimos tempos quando o mar não me permite ir lá fora e as marés tem grandes amplitudes dediquei-me à captura do lingueirão.
Alem de um bom isco é também a meu ver, um bom pitéu no prato.
Neste dia fui com o Gonçalo e o João Fonseca sendo esta a sua primeira vez neste tipo de capturas.


Esta é a meu ver uma boa forma de passar o tempo durante a baixa mar e escolhendo bem o local podemos ter bons resultados.
Alem do lingueirão, ainda podemos apanhar berbigão, ameijoa, casulo, ganso e minhoca o que torna ainda mais variada este tipo de actividade aqui no Sado.


A verdade é que muito tenho ouvido falar relativamente às amigas douradas aqui dentro e a sua preferência quer pelo ganso quer pelo lingueirão, mas as minhas poucas tentativas de dar com as ditas cujas não tiveram grande sucesso.
Conforme referi, tenho ouvido falar, mas nada vi com os meus olhos e possivelmente quem as apanha ou fecha-se em copas ou então é conversa de pescador que habitualmente é como quem diz quem conta um conto acrescenta um ponto o que me deixa serias duvidas relativamente às grandes capturas que tenho ouvido falar.
A minha experiência aqui dentro do rio é de facto diminuta, pelo que possivelmente tenho de na devida altura e época tentar dar com elas e assim poder tirar as minhas ilações.
Alem disso parece que andei trocado, pois ia lá fora tentar pescar e não apanhava nada e depois ouvia dizer que nesses dias a coisa tinha rendido bastante cá dentro no Sado e pelas embarcações que andavam cá por dentro fazia sentido e lá fora não via nem uma embarcação à pesca.
É assim, tem de se tentar, ficando em casa é que não apanho nada por isso é mais umas tentativas para ganhar experiência.
Também tenho feito umas pescarias de costa aqui no Sado, por norma com o Gonçalo nos dias mais agitados e em algumas durante a noite, mas em relação a capturas apenas uns safios e umas safias e o Gonçalo outras espécies como a tramelga e bailas.
Noto que este rio está mais rico em variedade de peixe, coisa que não via aqui à uns anos atrás e por isso possivelmente as nossas amigas douradas podem andar por ai e eu não dar com elas, também porque fiz duas ou três tentativas na embarcada cá dentro e isso não é suficiente para dizer algo em concreto.
Estamos a entrar na altura de ir lá fora, ao meu quintal, onde por norma tenho apanhado algumas douradas nos anos anteriores, é engraçado que as duas ultimas vezes que lá fui fora em Julho e Agosto não apanhei nada o que veio mais uma vez confirmar aquilo que aconteceu nos anos anteriores, são locais que só dão peixe em determinadas alturas do ano. Mas mas isso fica para o próximo post. No entanto posso já dizer que mais uma vez nesta altura do ano aquele local nunca me falhou dando-me sempre algumas alegrias.
Para finalizar deixo aqui um video da captura do lingueirão.
Saúde e boas idas de preferência de vara na mão, até à próxima.















1 comentário:

Manuel Oliveira disse...

Boas Tiago,
Desde que se saiba onde eles andam é só ir com o sal... LOL

Forte Abraço