segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

1ª com o meu amigo Casal


Boas,
É verdade, estou de volta aos meus relatos.
Para não tecer grandes comentários em relação a esta grande ausência no blog, resta dizer que tive mesmo de fazer uma pausa.
Uma pausa para definir prioridades e tirar ilações daquilo que na vida é tão semelhante a arte que é a pesca, as experiências vividas e uma constante aprendizagem para um longo caminho a percorrer, pelo menos assim espero que seja.
A pesca é um escape para mim, mas o tempo útil neste ultimo ano e meio foi pouco. O tempo passado a trabalhar, a estudar, com preocupações e problemas constantes foi demasiado, não me permitindo ter tempo para fazer aquilo que tanto gosto.
Se é verdade que quanto mais velhos somos, mais calo e calma vamos tendo, também é verdade que quanto mais velhos mais problemas vão surgindo e ai a calma ás vezes não chega para tanta preocupação.
A sociedade não vive, sobrevive, é um contra senso que dá que pensar.
Como se pode sobreviver com tantos impostos, taxas, licenças, tanta burocracia, tanta porcaria e depois a justiça não funciona. Hoje em dia ter uma empresa e conseguir sobreviver é quase impossivel. Os grandes asfixiam cada vez mais os pequenos e a igualdade não passa de uma miragem, mas o povo é sereno e por isso deixa andar.
Já ter trabalho hoje em dia é uma sorte que muitos não conseguem ter, mas sinceramente não sei onde vai parar este País com tanta má gestão.
Deixando-me de lamentações e desabafos e passando ao tema principal vou postar um video de 2012, que merece certamente lugar neste meu álbum de recordações.
Trata-se da primeira pescaria embarcada com o meu amigo Alexandre Casal.




O Casal, é mais um amigo que considero como sendo da família, um grande amigo que está ausente, deixou o nosso País já à alguns anos e foi tentar a sua sorte em França, onde reside até hoje.
Sempre que precisei estavas disponível para ajudar, passamos grandes momentos juntos e espero vir a passar muitos mais.
Deixo-te aqui um grande abraço e desculpa só agora ter colocado o vídeo, mas como diz o velho ditado, mais vale tarde que nunca.
Este video é de uma pescaria efectuada no dia 26-08-2012, a primeira do Casal na embarcação Rebolo juntamente com o Gonçalo.


Lá arrancamos os três para mais uma aventura num dia de muito calor com muitas cavalas, carapaus e bogas,  no final uma tintureira veio morder a minha isca e consegui filmar debaixo de agua e ainda houve tempo para um mergulho no cabeço de Tróia.


Neste ultimo ano e meio conta-se numa mão o numero de pescarias que fiz, a vontade está a crescer mais e o tempo útil começa a aparecer agora que as coisas estão mais calmas profissionalmente.Só consigo ter uma folga de três em três semanas, mas tenho alguns tempos mortos que me permitem gerir as coisas de outra forma, é tudo uma questão de gestão do tempo que é tão precioso para tudo.
Nestes dois últimos meses já quase que igualei as pescarias que fiz o ano e meio passado. Espero poder continuar a fazer aquilo que tanto prazer me dá poder estar lá no meio do mar onde tudo se esquece e nada mais parece importar.
Posso me dar por satisfeito com as ultimas pescarias onde consegui dar com as minhas amigas Douradas e outras espécies como o Pargo, a Bica e até os meus amigos besugos, tudo peixes que já não apanhava à demasiado tempo, que saudades de sentir as meninas a dar cabeçadas, a cana a vergar e trabalhar até as ver no xalavar.
Mas isso fica para os próximos relatos das duas ultimas pescarias, ambas com o amigo Gonçalo onde pela 1ª vez o caranguejo deu cartas em relação à sardinha.
Aqui fica o video e até breve.




2 comentários:

Ernesto Lima disse...

Viva Tiago

É como dizes... de facto a coisa não anda fácil, mas temos de reagir, o que faz com que o tempo disponível não seja o ideal.

Bem Vindo às lides, belo vídeo e bela promessa de reportagens.

Forte abraço

Ernesto

Rebolo disse...

Boas Ernesto,
Pois é verdade que a coisa não está nada fácil, melhores marés estarão para vir, assim espero eu.
Abraço