terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pesca em familia


Boas,
Terceiro dia de férias, 16-08-2012, resolvi fazer uma saída em família.
Local de pesca rio Sado, perto da ilha do cavalo.
Pescadores de topo, o meu filho Diogo Rebolo, a minha filha Carolina Rebolo e a minha sobrinha Catarina Silva.
Na realidade foi a primeira vez que foram há pesca e como primeira experiência foi bastante positivo.
O meu filho já me andava a chatear há algum tempo para o levar à pesca, já pratica em casa há alguns meses, só desta forma pude ir adiando a sua 1ª saída, dizendo que precisava de treinar bastante antes de ir, mas oito meses de treino já era demasiado. A minha filha e a minha sobrinha queriam andar de barco e também experimentar a pesca.
E lá fomos em família rio Sado a dentro, que belo momento para ficar aqui registado.
Iscas utilizadas, minhoca e ganso, anzóis nº 2 e 4, com estralhos 0,25 e madres 0.30. Há muito tempo que não usava anzóis tão pequenos e linhas tão finas, mas aqui dentro do rio Sado, para que eles pudessem apanhar alguns peixitos tinha de ser assim.
Preparar o material todo para esta rapaziada e estar constantemente a iscar não foi tarefa fácil. Um dos elementos da cana utilizada pela minha filha entrou para dentro do casco e agora não o consigo tirar, mas mesmo assim correu tudo bem e as capturas apareceram com alguma frequência, pois se tal não acontecesse numa primeira vez certamente que não achavam tanta piada à pesca.
No entanto ninguém queria tocar nas minhocas pelo que tive de ser eu a iscar do principio ao fim da pescaria, para a próxima levo camarão é mais fácil de iscar e assim eles também aprendem a iscar.
No primeiro local de fundeio a 9 metros de profundidade, as correntes fortes começaram a fazer-se sentir e ficou difícil de pescar pelo que levantei ferro e fui mais para dentro da zona do estuário.
A minha filha foi a primeira a capturar um peixe ainda no primeiro local e vejam só o que lhe calhou, um robalito, deve ter sido na arte do spinning quando recolhia a linha :)


Ficou triste quando lhe disse que tínhamos de o soltar, mas é importante fazer ver que existem tamanhos mínimos e regras que temos de cumprir na pesca. Se dermos o exemplo certamente que no futuro eles o vão cumprir e assim entendem que podemos de uma forma tão simples preservar a existência de muitas espécies.
Devolvemos muitos peixes ao mar, desde pequenas choupas, que ainda não tinha apanhado naquela zona, algumas bogas, o robalo e alguns alcorrazes.
Depois segui-se este pescador com o seu primeiro peixe, um sargo alcorraz, são aos montes como dizem aqui no Sado.


E como não podia deixar de ser o primeiro peixe da minha sobrinha, outro sargo alcorraz.



No final do dia, comemos uns alcorrazes fritos e sinceramente que bem que me souberam, já não comia peixe frito há algum tempo e depois com o peixe que sobrou ainda fiz um escabeche só para mim que me soube ainda melhor.
Experiência a repetir a fim de explorar outros locais e outras espécies que aqui habitam, para mim é um local de pesca quase desconhecido, pois tirando a pesca do choco que faço aqui no rio Sado, vou pescar sempre lá fora.
Deixo então o video da pescaria com muitas capturas registadas.
Os meus parabéns aos pequenos pescadores que estiveram a meu ver, muito bem na sua primeira experiência de pesca.






4 comentários:

Pedro Franco disse...

Muito bem companheiro assim é que é transmitir e atrair novos praticantes para esta modalidade saudável e divertida que é a pesca desportiva, a juventude em que precisa.
Transmitir as regras que toda a gente deviria cumprir escrupulosamente das dimensões mínimas dos peixes é de louvar, assim caso queiram repetir a experiência já as sabem respeitar e perceber que é para o bem da natureza e de todos.
Abraços e boas férias com grandes pescarias.

ntyper disse...

Um dia em familia e bem passado acima de tudo os meus parabéns pelo incentivo aos mais novos,grande abraço.

Ernesto Lima disse...

Viva Tiago!

Esses dias são espectaculares e os peixes são todos uma festa!

Uma pureza e tempo de qualidade!

Abraço

Ernesto

Anónimo disse...

Tão linda a minha família...que saudades ....