sábado, 26 de maio de 2012

Levantar Ferro



Boas,
Hoje decidi publicar um video do levantamento do ferro de fundear.
Ferro, fateixa, ancora ou o mais correcto no meu caso, o grampolim.
Antes de mais, sei que esta operação pode ser feita de varias maneiras, a que aqui publico é a que mais me agrada de acordo com a minha embarcação, motorização e o proprio grampolim.
As opinioes relativamente a esta operação são muitas, a maioria prende o cabo na proa da embarcação e não utiliza fusivel, mas como referi, tem tudo a ver com a embarcação, motorização e o proprio ferro em si.
Eu como já apanhei um valente susto a levantar o ferro pela proa, começei a levantar o ferro com o cabo preso no cunho da popa.
Um dos factores que devem ter em consideração é o facto de utilizar um fusivel, neste caso uma braçadeira de plastico que prende o cabo à parte de baixo do ferro. Assim aquando o levantamento do mesmo a braçadeira parte o que em grande parte evita que o ferro prenda no fundo.
Mais uma vez quero aqui salientar que esta situação da braçadeira de plastico é uma opção minha, pois o grampolim supostamente não precisa de fusivel, no meu caso uso vara de inox de 12 mm as quais devem torcer no caso de prender no fundo.
O susto que atrás referi foi num dia que fui sozinho, foi com um ferro que tive de deixar no local, possivelmente preso a um cabo dos covos.
Como a minha embarcação apenas tem 25 cv não tive motor suficiente para tirar o mesmo do fundo, mas tambem não utilizava a braçadeira de plastico e o cabo ficava então preso na parte de baixo do ferro.
O cabo prendeu, estava preso na proa da embarcação, o cabo deu um esticão foi ao porta canas da frente e por pouco não me deitou ao mar, ainda me levou o chapeu que tinha na cabeça.
Após perder este ferro tive de fazer outro e para isso tive como referencia um post publicado pelo amigo Ernesto Lima, no seu blog, A minha pesca.
Já utilizo este grampolim há maís de dois anos e até agora ainda não tive qualquer problema.
Fica então o video do levantamento do ferro de fundear.





2 comentários:

Anónimo disse...

Boas Tiago. Gostei mt deste teu post... à maneira que já nos habituaste! Boa explicação técnica, embora como tu dizes, mt depende da embarcação, local de fundeio, etc. Se a ideia veio do nosso Mestre Ernesto, tás safo por mt tempo para não deixares lá o ferro no fundo. A minha experiência aponta-me sempre para ser a proa a exercer a força de arranque ao ferro... popa no meu entender e senso comum de quem já anda há muitos anos no mar (mestres que me vão deixando ficar as suas opiniões) pode trazer graves incidentes no decorrer da operação de levantar o ferro! Dá que pensar... as opiniões divergem... no meu entender, o que mais der jeito e oferecer a segurança necessária, será sempre o melhor método.

Mudando de assunto... e essas pescas? As minhas nem te digo nada... fracas, fraquinhas, sem exemplares de registo. Vá lá que a paciência e teimosia abundam nesta mente... e em breve terei alegrias com escamas!

1 abraço para a tua equipa e desejo de boa proa são os votos do teu amigo Luis Ramalho

Rebolo disse...

Boas Luís,
De facto a maioria faz o levantamento pela proa e as opiniões dos mestres que tem experiência no mar apontam nesse sentido.
Possivelmente foi devido ao susto que apanhei e também ao facto de ter corrido sempre bem pela popa.
No entanto, um destes dias vou voltar a testar pela proa a ver como me safo.
Quanto às pescarias fui no domingo só da parte da manha para ir ao choco, a coisa estava fraca no rio Sado, na barra e até lá fora no sol-troia.
Segundo o que me disseram estava a dar choco ao pé da figueirinha mas foi local onde ainda não fiz este tipo de pesca.
Quanto a peixe de escama, já nem sei o que é isso, a ver vamos se a coisa melhora.
Forte abraço e boas proas para ti também, vai dando novidades.