terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A primeira de 2012


Boas,
Mais um belo dia passado, que começou frio e para o meio, ficou quente como um dia de verão.

 

Pescaria combinada com o Ricardo Matzinger e o Gonçalo dia 08-01-2012, a primeira do ano.
Foi com o Gonçalo por volta das 17:00 do dia anterior, após a conclusão da mesa de iscos, que faltava na embarcação Rebolo, que em conversa resolvemos ir à pesca.
Então e que tal amanha irmos testar a mesa de iscos?
Eu, como não gosto nada disto da pesca, não pensei muito e disse logo que sim.
Ainda fomos tentar arranjar caranguejo, mas face à hora tardia não foi possível, só tinha sardinha e cavalas que íamos apanhando, as quais foram o prato do dia. 
Vai de ligar ao Ricardo Matzinger que já me tinha falado em ir a pesca na sexta feira e tinha ficado tudo em  aberto.
A mesa de iscos, já tinha sido testada na pescaria anterior, mas ainda não estava acabada.
Agora já fica presa e sai com facilidade dos tubos de inox que a suportam, algo que já fazia falta na embarcação Rebolo.
Aproveitei um tabuleiro que me deram de inox, o qual cabia que nem uma luva, num espaço morto acima do deposito de gasolina da embarcação.
Facilita a rápida reposição de iscadas, deixando espaço para que todos possam tirar isca sem incomodar os outros pescadores em acção de pesca. Tudo feito a pensar no bem estar dos pescadores hehehe.

Deixo aqui umas fotos da nova mesa de iscos.




Voltando ao dia em si, vento frio de manha que acalmou para o meio-dia, ficando o mar um verdadeiro lago para o final da tarde.
Como era a primeira pescaria do ano resolvi mudar de local, fui explorar um local novo na casa dos 48 metros de profundidade. Fundo de areia, gravilha e rocha, isto segundo a carta do gps.
O motivo de mudar de local?
Habitualmente tenho pescado na casa dos 33 metros de profundidade e algo que percebi nos últimos dois anos é que no inverno o peixe tem tendência a ir para locais mais fundos face à temperatura da agua.
Na penúltima pescaria registei 16,6 ºC na sonda, e nesta ultima 14,2 ºC, o que me fez pensar que deveria procurar outro local de pesca, mais fora. Já andava na minha mente ir a outro local novo e assim fiz.
Por norma procurava as grandes marcações de peixe na sonda, mas parece que não é o melhor sinal para pescar, não quer dizer que não seja um bom local de pesca, mas existem outros sinais que podem mostrar algo melhor.
Não o sei por experiência própria certamente, mas foi algo que aprendi recentemente no workshop de pesca embarcada e que tenho de por em pratica para poder tirar as minhas ilações.
Em suma, sou tenrinho na matéria e muito tenho de aprender para poder falar por aqui em concreto sem estar a dizer disparates.
Passando ao dia de pesca.Um dia difícil, pois as cavalas não nos largavam a isca.


Eu estava a usar uma chumbada de 220 gramas e mesmo assim, atacavam a isca na descida e quando conseguia chegar lá abaixo sem ataques, eram novamente cavalas a lá ir cheirar as iscas.
Era um frenesim alimentar de cavalas, o qual ainda não tinha visto, eram cardumes de cavalas em toda a linha de agua, o que me fez levantar ferro e ir para outro local.


Já à algum tempo que não levantava ferro a meio de uma pescaria. Lá vem o pau de dois bicos novamente. Levanto ferro? ou mantenho-me aqui e espero?
Desta vez levantei ferro, já a muito tempo que não o fazia, mas penso que foi a melhor opção. Penso eu de que, como diz o outro senhor.
Começamos a pescar perto das 11:00, eram 14:00 e só entraram cavalas a bordo, tirando outros peixitos devolvidos ao mar, mas mesmo assim poucos e pequenos.
Ainda ficamos ali cerca de 3 horas e meia, eram cavalas a montes, como dizem aqui na terra.
Resolvi mesmo levantar ferro e ir pregar ou pescar para outra freguesia.
Pensei para comigo, já agora vou tentar pescar na zona onde pesco habitualmente, assim podia ver se teria valido a pena mudar ou não de local.
Lá percorri cerca de 1 milha até chegar ao ponto habitual de pesca.
Ferro para baixo após as leituras de sonda e verificações de deriva no gps e vai de começar a pescar.


O ferro garrou pelo fundo e saímos do local inicial de fundeio, já passava das duas e meia da tarde pelo que resolvi ficar mesmo por ali, visto que a sonda mostrava alguma actividade lá em baixo.
Subiu uma ganopa a bordo e pouco depois outra, estava em cima da pedra. Vai de dar mais umas braças de cabo e ver se a coisa corria melhor.
Sinceramente acho que mais vale levantar ferro novamente e corrigir o fundeio do que estar a largar mais cabo, mas o tempo não era muito e resolvi largar cabo.
Apareceram os meus amigos safios, dois besugos e mais cavalas.
Acabei por não tirar grandes conclusões, pois não fiquei onde devia no segundo local de pesca.

 
No entanto, foi um dia muito bom para relaxar a mente, já à algum tempo que não ia ao mar contemplar a paisagem que me rodeia a calma que me transmite e simplesmente o prazer de estar ali com boa companhia a fazer algo que tanto gosto.
Que venham mais dias destes, com ou sem cavalas, venha o que vier, ou mesmo que não venha nada, que estes dias se repitam por este ano fora.
É sinal que cá estou e que ainda o posso fazer, para já não posso pedir mais.
Para finalizar, o vídeo da praxe e um bom 2012 a todos.
















5 comentários:

Os Pescas disse...

Boas pessoal, o vídeo está muito fixe, continuem, gosto muito deste formato. Um abraço e até breve.

Bigmac disse...

primeira vez que comento..
gosto muito deste blog continua assim por este ano todo...

Anónimo disse...

Boas Rebolo. É com agrado que te vejo reegressar aqui a este teu espaço para partilhar as tuas esperiências. falei contigo no fds passado na rampa, e tal como te tinha dito, tens de pensar em mudar o registo ao barco pois abrirá portas a novas pescas. Quanto àquilo que acrescentas neste post... dou-te alguma razão mas a temperatura da água no meu entender não é fator decisivo para dar com o peixe... Outros são mais importantes que oportunamente partilharei contigo.

Aquele abraço, Luis

Rebolo disse...

Boas a todos.
Grato pelos comentários.

Aos Pescas, este formato é para continuar forte abraço e força para todos vocês ai do blog dos pescas.

Ao Bigmac, agradeço pelo primeiro comentário, espero que outros possam aparecer por ai e que o blog continue a ter interesse para ti.

Ao Luís, obrigado pela atitude, é sempre bom ver alguém que acompanha o blog e que me conhece dessa forma, sendo que ultimamente tenho conhecido muitos pescadores assim, na rampa ou no mar.
O meu quintal é limitado devido à classe 5 da embarcação, mas não me posso queixar porque as coisas até não tem corrido mal, tirando as duas ultimas pescas.
Até ao fim do ano vou ver se consigo dar esse passo para a classe 4.
Aproveito para te perguntar como correu o teu dia de pesca e deixar-te um abraço.

Anónimo disse...

Boas Rebolo. Espero ver-te quando puderes por outros quintais pois tenho certeza que a tua atitude correta e de vontade em aprender trará outros resultados.
A minha pesca correu bem, com capturas de alguns exemplares e dentro daquilo que considero ser um padrão de regularidade dentro de vários fatores que influenciam a pesca.

Aquele abraço, Luis