domingo, 11 de dezembro de 2011

Rebolo e Max II 01-12-2011


Boas,
No dia 01-12-2012, lá consegui marcar mais uma pescaria com o amigo Gonçalo, o Mário Baptista e o Hugo.
O Gonçalo comigo no Rebolo e o Max com o Hugo e o Mário.
Fomos ver se conseguíamos apanhar umas Douradas, pois a pescaria anterior até tinha corrido bem como podem ver na foto abaixo com quatro das cinco meninas apanhadas já semi-arranjadas.


Já à umas duas semanas que ando tentado a ir a um sitio novo que tenho pensado ir, mas o local que tenho pescado das ultimas vezes tem dado alguns exemplares de bom porte, pelo que tenho continuado a apostar no mesmo quintal.
Para a próxima pescaria irei tentar outro local, já está decidido e marcado na minha mente, pois quero ver se encontro outros pesqueiros. Nos últimos meses, não tenho ido a nenhum dos pontos que me foram dados por outros pescadores, tenho procurado outros locais e a coisa tem corrido bem. 
É sempre um pau de dois bicos, em que a tentação de explorar locais novos se confronta com a de pescar nas zonas que têm tido algum peixe. Assim como levantar ferro quando não sentimos actividade lá em baixo e ir para outro sitio ou continuar a apostar no mesmo.
As vezes estou aqui sentado em frente ao monitor a ver os mapas de pesca e a tentação de ir a outros locais ainda é maior. Da ultima vez que mudei de local de pesca, as coisas resultaram e não custa nada tentar, só assim poderei saber, mudando e explorando novos locais.
Como devem calcular estou limitado com a minha embarcação, é classe 5 e por isso só posso ir a 3 milhas do limite do porto de abrigo. É  verdade que ainda existe muito mar a explorar dentro destas 3 milhas e é isso que tenho de ir fazendo, para poder tirar ilações.

No entanto, estou contente com os resultados obtidos dentro dos limites dos meus quintais, pensando sempre que a sorte tem andado ao meu lado.
Voltando um pouco ao passado, aqui à 2 anos atrás as minhas pescarias não eram nada daquilo que são hoje, os materiais, as montagens, as iscas, a forma de pescar, os peixes, tudo mudou.
A atenção é constante, tento aprender coisas novas e ir tentando evoluir pouco a pouco neste mundo tão vasto da pesca.
As filmagens que faço, permitem me ver depois em casa alguns erros que cometo.
Por exemplo, durante uma luta fico sem um bom exemplar, o que será que fiz mal?
Levantei em demasia a cana, puxei demasiado, enrolei demasiado a linha, não estava bem ferrado, o anzol estava mal empatado, enfim uma serie de duvidas que vou verificando e tentando a sua correcção.

Voltando à pesca em si, neste dia 01-12-2011 a coisa foi mais fraca. as condições de mar eram piores, a ondulação estava constante, o vento fraco mas também constante fazia com que a embarcação alterasse a sua posição ao longo do dia. O peixe estava lá, mas a comer de faca e garfo.
Desta vez também levei lula e foi com ela que apanhei as duas Douradas desse dia.




O pescador do dia foi o Hugo Lima com a captura do maior exemplar, 3560 kg.
O Hugo apanhou a Dourada com caranguejo, isca que não estou habituado a usar, mas que usei na ultima pescaria, no dia 8 deste mês, mas isso fica para o próximo post.




Estava difícil de sentir o peixe a comer. Ele andava lá, mas devido à ondulação constante é mais difícil de sentir o peixe.
Assim, a isca mais rija (lula) permitia fazer essa diferença no picar, também a cavala é uma boa aposta nestas ocasiões, é uma isca mais rija e com a qual tenho pescado sempre, fazendo uns filetes das que vou apanhando e alternado iscadas com a isca mãe, a sardinha.
As minhas douradas foram ferradas durante o movimento das ondas e normalmente depois da passagem da onda onde o fio ficava menos tenso devido ao baixar da cana e se sente um mamar da isca muito subtil.
Foi aqui que ferrei alto conseguindo duas meninas neste dia.
Cada vez vejo mais a importância de estar concentrado na ponteira da cana, sentir todos os pequenos movimentos quer da ponteira quer do fio, que às vezes fica mais frouxo e é sinal que algo esta lá a mamar de faca e garfo.
Os locais que tenho pescado ultimamente são nas beiradas de um pontão, ou nas Lajes de pedra e areia, onde as iscadas fartas de sardinha atraem os safios, pois quer pescando na beirada de um pontão ali da zona, ou nas Lajes logo a seguir onde o fundo é mais brando, tenho apanhado sempre safios.
Neste dia, apanhei um pelo rabo e foi uma das melhores lutas que tive até hoje, vi que o material se aguentou e o bicho deu uma luta que me cansou certamente tanto como a ele. Levou varias vezes linha durante a subida e dava umas belas cabeçadas, pensei mesmo que tinha apanhado o meu novo recorde de peixe de escama, mas estava enganado era mesmo um safio pelo rabo.
Algo engraçado é ir percebendo consoante a luta que se tem com o peixe, de que exemplar se trata, mas esta luta que referi anteriormente foi algo diferente se é que me entendem e por isso difícil de dizer o que seria, tinha 3,500 kg e foi apanhado pelo rabo, dando liberdade ao peixe de poder puxar a linha sempre para o fundo e por isso uma luta fora do normal.

Neste dia tive mais um encontro com outro pecador,  que conheci aqui no blog, o Fernando Dores.
Desta vez à chegada aqui na rampa, o Fernando, apanhou umas dezenas de Douradas com outros pescadores que o acompanhavam na sua embarcação. Os meus parabéns Fernando e obrigado pela atenção.
É engraçado estes últimos encontros que tenho tido com pescadores que me abordam pelo facto de me conhecerem por seguirem o Pesca Aqui.
A todos vós, que seguem o Pesca Aqui, o meu obrigado. Espero poder continuar a fazê-lo por muito tempo.

Aqui ficam mais umas imagens deste dia e o vídeo da praxe, foi o maior em termos de edição na tentativa de não perder tanta qualidade na imagem devido à compressão.
O vídeo da praxe que falhou na ultima pescaria, no dia 08-12-2011, também com o Max, que irei colocar aqui no próximo post. O frio e o nevoeiro era tanto que resolvi não filmar nada ou quase nada.
Fiquem bem e boas pescas.





















2 comentários:

Os Pescas disse...

Bonitas pescaria pessoal. Parabéns pelas douradas. Um abraço.

Anónimo disse...

Boa tarde Tiago

Obrigado por partilhar as suas pescarias , que já vi que estão a ter bons frutos .

Um abraço Nuno Mira