segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Rebolo e Max em Hollywood



Boas,
O titulo de hoje é fora do normal, assim como a pesca, que também tem dias assim.
A Pescaria de 08-12-2011 tem parte de verdade, como parte de menos verdade, isto para não dizer mentira que é uma palavra feia.
Foi uma pescaria combinada com o meu tio Jaime Beato, o Gonçalo e na embarcação Max, o Mário e o Hugo, que já conhecem das pescarias anteriores.

O Nevoeiro estava presente à hora de chegada e foi-se agravando, ficando mais denso, deixando perto dos 40/50 metros de visibilidade.
Reflector de radar colocado, GPS ligado e lá fomos nós Sado fora por entre aquele nevoeiro intenso.
Já perto da marina de Tróia, avistei por estibordo um daqueles barquitos verdes que transportam os carros de Setúbal para Tróia.
É com eles que nos devemos preocupar a navegar aqui no Sado com estas condições em que o nevoeiro denso não permite ver as outras embarcações.
Depois fui em direcção ao primeiro cabeço a fim de verificar se o estado da maré permitia passar por ali, mas não permitia, demos a volta ao cabeço e passamos mesmo assim em aguas pouco fundas.
De à dois anos para cá tenho sentido no cabeço de Troia o arrastamento e acumular da areia, hoje em dia já se consegue passar a pé a seco, de Tróia para o cabeço na maré vazia, o que à dois anos atrás não acontecia.
Também para Oeste, ao lado do cabeço e antes da bóia de sinalização as areias subiram, sendo que hoje em dia, com maré baixa, a profundidade ronda os 50/60 cms de profundidade.

Passando ao dia em si, estava um frio que não vos digo nada.
A agua estava morna, tal era a diferença de temperaturas.
O nevoeiro, só levantou depois da uma e meia da tarde, o que me levou a não filmar nada do dia de pesca em si.
Um dia de pesca difícil, o mar com ondulação constante o que dificultava bastante a acção de pesca e o frio era tanto que a cana termia ns minhas mãos ao inicio da pescaria.
As previsões eram boas, mas a realidade foi bem diferente do anunciado.
Neste dia consegui uma dourada, um sargo, uma senhora cavala que na realidade era uma cavalona, deu para fazer seis belas postas para grelhar e um besugo grande. Isto de peixes assinaláveis, de resto foi um dia de safios, safios e mais safios, carapaus, cavalas e alguns besugos. O meu tio ainda apanhou mais uns cinco peixes agulha que andavam ali a tona de agua.


O sargo e a dourada, foram capturados com caranguejo, sendo que foi a terceira vez que pesquei com esta isca, a qual se mostrou, ou não, uma solução às capturas assinaláveis.
Digo isto porque nas duas ultimas pescarias, só capturei espécies assinaláveis com outra isca que não a sardinha. Foi lula na pescaria anterior e caranguejo nesta. A sardinha foi a isca mãe, ainda intercalada com cavala e as restantes iscas.
Mas será que se nessa iscada em que se verificaram as capturas, se tivesse ido sardinha, também ficava? Não sei..... ultimamente prefiro levar sempre outra isca, para ir intercalando com a sardinha, pois muitas vezes eles andam lá mas intressados noutras iscas.

Voltando a parte menos seria desta pescaria,ou menos verdadeira, as capturas deste vídeo.
Tem um titulo especial, pesca em Hollywood.
Foi uma brincadeira que fiz para alguns amigos da pesca que no fundo mostra tanto e tão pouco.
Espero que gostem.



Workshop Pesca Embarcada Entretanto no dia 17-12-2011 lá decorreu o Workshop de pesca embarcada e já deu para assimilar mais umas quantas informações para tentar por em pratica no futuro.

Desde já os meus parabéns ao pessoal do Forum Porto de Abrigo por tal evento e ao Ernesto Lima, pela sua apresentação.

Um abraço aos novos pescadores que conheci, em especial ao Francisco Pereira e ao João Carlos, que são mais dois seguidores deste espaço que não conhecia.

2 comentários:

Os Pescas disse...

Mais uns peixinhos. Parabéns. Venham mais. Um abraço.

Ernesto Lima disse...

Viva Tiago!

Mais uns peixes, mais um dia no mar e mais um ano que passa!

Votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo, para ti, familiares e amigos!

Abraço