quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os cinco, uma aventura




Boas,
Achei o titulo sugestivo, a fazer lembrar os livros que lia antigamente das aventuras dos cinco.
Também existia os livros "os sete", ou até mesmo "uma aventura", sendo que esta ultima apareceu já mais tarde dos outros títulos mencionados.
Assim, achei por bem colocar este titulo, porque na realidade foi também uma nova aventura de pesca vivida por nós cinco.
A Pescaria foi combinada entre mim e o João Gomes. Iríamos na sua embarcação para poder ir mais fora, depois foram convidados o Alentini, o Matzinger e o Gonçalo, perfazendo os tais cinco.
Era a primeira vez que nos iríamos juntar todos para uma pescaria e ainda por cima pescando todos da mesma forma.
A verdade é que a pescaria foi combinada na embarcação do João Gomes, para podermos ir um pouco mais longe do que é habitual, o destino foi por mim escolhido, a Vereda do Mar dos Pargos.
Este local do qual já tenho ouvido falar tanto, já andava na minha mente à algum tempo, mas a classe da minha embarcação não permite navegar até lá.
Sábado dia 14, encontro marcado para as 7:00 na casa do João e por volta das 8:30 já estávamos em Sesimbra, a iniciar a viagem para a Vereda.
As expectativas eram altas, muitos kg de sardinha e mais alguns de lula, o que me fez pensar que hoje todos iriam pescar com sardinha e a coisa poderia acontecer.
Mar calmo, e pouco vento eram as previsões do windguru.
Chegada à Vereda e vai de sondar, a sonda não indicava vivalma no local, talvez por estar habituado a minha Humminbird, que achei aquela Garmim demasiado fraca, quer em termos de definição, quer em termos de cores, o que me levou a pensar que estava tudo a confiar nos meus poucos conhecimentos em relação ao pesqueiro e eu nada conseguia visualizar naquela maquina que custou os olhos da cara na altura em que foi adquirida.
Sinceramente na minha opinião os combinados sonda/gps não são uma boa aposta para este tipo de actividade. E pelo que tenho visto já é a opinião de mais pescadores com quem tenho falado.
Sondamos mais um pouco e marcações nada, pelo que comecei a pensar tu queres ver que viemos até tão longe para nada.
Todos sabemos que há dias e dias, uns bons outros maus, mas este tinha de ser bom, pelo menos assim queria eu que fosse, mas não foi, não foi mas só na Vereda, porque depois a coisa aconteceu.
Mas voltando à Vereda, após mais algumas sondagens vi uns pontões na casa dos 70 metros que depois desciam para os 80 e tal metros e pensei que poderia tentar por ali.
Desliguei a embarcação, vi a deriva como vem sendo habitual e depois de voltar a posicionar a embarcação vai de largar ferro.
Não é fácil pescar aquelas funduras e alguns alem de não estarem habituados, não têm material para aquilo. Pensei que a decisão não tinha sido certamente a mais correcta, talvez tenha criado expectativas altas em relação a este ponto e induzi os meus amigos em erro. Mas isto da pesca é mesmo assim uma vezes resulta outras não, só tentando e testando é que poderemos saber as respostas e tirar conclusões, mas a Vereda, não resultou de facto.
Então lá me decidi por um local que ultimamente me tem dado algumas alegrias. Ou seja, até hoje foi o único local que descobri por mim próprio que me tem dado sempre peixinho.
Os que me acompanharam nas ultimas pescarias neste local, lá me disseram para irmos para lá, pelo que vai de levantar ferro e fazer mais umas milhas, desta vez mais perto de terra e mais para norte da vereda.
Sinceramente estava a pensar que não iríamos ter grande sorte, pois as marcações de sonda não estavam nas sondagens anteriores feitas na vereda e pensei que o resultado iria ser igual, mas não, lá vi uma marcação pequena a cerca de 30 metros do local onde tenho pescado e fiquei mais contente.
Novo fundeio e vai de começar a pescar.

Iniciei-me com um safio perto dos cinco Kg, pensei para comigo "este local nos últimos tempos já me deu muitos safios e continua a dar" e as douradas que apanhei nos últimos tempos por aqui será que vão aparecer.
A sardinha desaparecia rapidamente, os toques começaram a aumentar e começaram a entrar os besugos as safias, os carapaus, as choupas, as douradas, depois uns parguitos e até uma tintureira ou tubarão azul perto dos 10 kg, que foi apanhado pelo João Gomes.
A cana do João entrou completamente dentro de agua na vertical e o fio saiu com alguma violência embora a embraiagem tivesse mais fechada do que devia, mas o material que o João estava a estrear comportou-se muito bem, aguentando os puxões e um tempo depois lá consegui meter o bicho à segunda dentro do xalavar.



A euforia levantou-se naquela embarcação, isto porque anteriormente já teríamos visto outro anequim a passar a menos de um metro da popa da embarcação, mas era ainda maior do que este.
Nos entre-tantos já se tinham estreado o Ricardo Alentini e o Gonçalo com as suas primeiras douradas apanhadas na pesca embarcada, o que faz com que tenha sido um dia em cheio para a maioria.




Para mim, ficou a felicidade de ter conseguido proporcionar aos meus companheiros de pesca um excelente dia, naquele local que ultimamente me tem dado muitas alegrias e o qual pretendo continuar a explorar.   
Aqui ficam algumas fotos da pescaria e dos pescadores.







Para finalizar um pequeno vídeo da viagem de regresso, o qual foi da autoria do amigo Gonçalo.

6 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉÉÉÉNS AOS 5!! Para a próxima, a ver se vai uma mulher para vos dar uma abada! ahahahahah Que continuem a ter estes dias tão bons de pesca .) Beijinhos aos 5
Ass: Pequenina ;)

Ernesto Lima disse...

Viva Tiago!

Parabéns a todos pela pescaria!

Quanto à Vereda... é sempre um mar a experimentar, tem muito pesqueiro, quer por fora, quer por terra e, por vezes, não é uma zona onde se vejam grandes marcações, mas, fundeando numa dessas embeiradas, por fora, aos 80 metros, ou por terra, entre os 60 e os 70 e tal, a coisa muitas vezes acaba por se dar mesmo que as marcações não pareçam grande coisa.

Se tiver marcação é melhor, mas não é chapa garantida que a tenha de ter.

Abraço

Ernesto

Gonçalo disse...

Olarilo-elas !!! ah granda pescaria !!!

Rebolo disse...

Obrigado mor, espero que me acompanhes este fim de semana para fazer mais uma pescaria contigo :)


Ao amigo Ernesto, muito obrigado.
Quanto à Vereda, é um sitio novo para mim têm certamente muito para dar mas sou tenrinho no local e foi a primeira vez que fui para aquelas bandas, infelizmente não tive sucesso, é local que tenho de explorar melhor.
Fica aqui o teu conselho para uma próxima oportunidade.
Sei que fizeste por lá grandes pescarias, mas isso é mesmo para quem sabe :)
Abraço


Boas Gonçalo,
Foi boa sim senhora, muitas outras espero que façamos juntos.

Anónimo disse...

Bom dia Amigo tiago

Gosto da maneira e da dicação como contas as crónicas da pesca dos teus fins de semana , principalmente se é feito entre amigos , o video de regresso na cost , penso eu que é na costa da arrabida ou de sesimbra é deslumbrante , nunca mais me esqueço com uns amigos iamos beb er caipinhas ao SEAGLE num porto que eles tinham , e que boas eram as caipirinhas , isto tudo de tarde e a ver o oceano atlantico e a costa da arrabida . Já estreia a minha cana que é prima da tua , desde já te digo que se sente os toques todos , com um pargo de 2 kg e alguns sargos , é estremamente sensivel , foi uma boa aquisição .

temos que combinar a dita pescaria

Um abraço Nuno Mira

Rebolo disse...

Boas Nuno Mira,
Obrigado pelo comentario.
O vídeo é de facto na costa da Arrabida e Sesimbra.
Ainda bem que estás satisfeito com a tua cana a tal prima da minha, sinceramente já não me vejo a pescar com outra cana senão aquela, a minha antiga cana já me faz confusão porque é totalmente diferente em acção de pesca.
Quanto à pescaria é uma questão de combinarmos a coisa.
forte abraço e e boas fainas.