segunda-feira, 23 de maio de 2011

O tubarão azul da pequenina


Pois é verdade, a pequenina apanhou um tubarão azul.
Desta vez a pescaria foi combinada com a minha mulher, iríamos só os dois para podermos ter um tempinho juntos, pois o trabalho durante a semana quase não dá tempo para estarmos juntos.
E assim foi, éramos para ter ido no sábado mas face às horas tardias que cheguei na sexta à noite resolvi adiar a coisa para domingo.
Assim, sábado tive tempo de rever o material todo com calma fazer mais umas montagens e verificar a sonda da minha embarcação que na ultima pescaria não tinha funcionado por falta de bateria. Lá consegui com um multímetro achar os 12v, nos muito fios que tenho nas ligações de origem da embarcação e lá meti a sonda a funcionar. Agora já não falha mais, pois liguei à bateria do motor que está sempre a carregar.
Verifiquei o windguru e previam uma rajadas de vento para o período da manha de Domingo, que iriam descendo até as sete da tarde onde se previa novamente algumas rajadas acima dos 12 nós.
Domingo, 22-05-2011, material preparado, isca sardinha e só sardinha e lá fomos nós.
Iríamos começar a pesca ao choco como vem sendo habitual ali na zona do soltroia.
 

A coisa estava fraca a vazante trazia muito limo, que fazia com que os palhaços ficassem cheios de algas dificultando assim a captura dos chocos, a corrente também estava forte e fazia com que a deriva fosse mais rápida do que é habitual. Tenho mesmo de ver se arranjo uma ancora flutuante.
Apanhamos seis chocos e lá resolvi ir para o sitio que tenho ido ultimamente, ali quase à frente da Comporta a cerca de 45 metros de profundidade.
A vazante não me trazia grandes expectativas, como vem sendo habitual. A marcação de sonda estava lá, um aglomerado fora do normal que subia quase até aos 30 metros de profundidade, mas possivelmente peixe pequeno.
Pequenos toque que se fizeram sentir e duas capturas, dois peixes aranha que foram devolvidos ao mar.
Já me disseram que são bons para comer e até eram bem grandes, mas tenho muito receio deste tipo de peixes pego-lhe sempre com uma toalha dobrada em quatro, não vá o diabo tecelãs.
Como estava a utilizar o balde para colocar agua para escamar as sardinhas resolvi colocar os seis chocos dentro de agua, fora da embarcação num saco de rede.
Um tempo depois vejo um choco a ir com a deriva para trás da popa da embarcação. Achei estranho e fui ver o saco de rede estava completamente rasgado e chocos nada.
Pensei para comigo o que será que aconteceu aqui?
Não demorou muito até ver o vulto de dois tubarões azuis, tinham me limpado os chocos e nem senti nada.
Na altura deixei cair as iscadas e ficaram assim a meia agua foi num ápice que a embraiagem do quantum começou a cantar.
Saiu linha com alguma violência e pouco tempo depois ficou leve, puxei a linha e o estralho estava cortado.
Entretanto a minha mulher tem o mesmo sintoma na sua cana o carreto de spnning tica gt 4500 cantava até dizer chega ate que partiu o estralho também.
Entretanto já tinha colocado novo anzol na minha montagem e vai de fazer descer novamente a sardinha. Não demorou nem um minuto e zas o quantum cabo a cantar novamente, é uma sensação incrível ouvir a embraiagem do carreto a trabalhar daquela maneira. Desta vez abri um pouco mais a embraiagem e ainda o consegui trazer até ao cimo de agua mas quando lhe vimos a barbatana dorsal em cima de agua ficamos pasmados era mesmo grande e certamente que aquele não caberia no xalavar, a minha mulher pediu-me para tentar apanha-lo e dei-lhe a minha cana, mas sabia que aquele não o conseguiria trazer para dentro da embarcação, era mesmo grande, possivelmente o pai do mais pequeno que andava por ali e que foi apanhado pela minha mulher.
Que adrenalina ver dois tubarões azuis ali, não achei nada normal e o tamanho do pai surpreendeu-me e muito, era certamente um bicho perto dos dois metros e mais de vinte quilos, até fiquei um pouco apreensivo e pensei que não voltaria a mergulhar naquelas aguas como costumo fazer habitualmente para me refrescar.
Entretanto enquanto a minha mulher estava agarrada à minha cana a lutar com o pai, montei um novo estralho na montagem da cana dela e isquei com sardinha, enquanto fazia isto vi o mais pequeno ali a rondar a popa da embarcação. Estavam com fome os meninos já tinham comido os chocos e estavam ali a ver se havia mais comida. O tubarão grande já estava aos poucos a vir para perto da embarcação, mas foi ai que foi direito ao cabo da fateixa e adeus montagem.
A minha mulher estava doida queria apanhar um destes bichos a toda a força e dei-lhe a cana dela já preparada com os dois estralhos e isca pronta, foi o pequenino que foi lá desta vez e o pai foi-se embora e não o vimos mais.
O mais pequeno foi rapidamente ao estralho de baixo da montagem que tinha acabado de preparar na cana da minha mulher isto a cerca de cinco metros de profundidade víamos prefeitamente o vulto dele e arrancou o estralho de baixo com alguma violência, mas não se foi embora atacou logo a seguir o estralho de cima.
Ai abri ainda mais a embraiagem do carreto tica e a cana também uma tica adamastor vergava ao mesmo tempo que ele levava a linha. Foi uma luta muito interessante que a minha mulher travou com este animal, ele levava linha e ela pouco depois recuperava estiveram nisto mais de 10 minutos até ele se cansar e poder chegar mais perto da embarcação, ela seguiu todas as minhas indicações com muito rigor e consegiu trazer o bicho até ao xalavar, só o consegui meter lá dentro à segunda  e até me tremiam as pernas da adrenalina que me causou ver a minha mulher a lutar com aquele bicho, uma luta digna de se ver que me deixou muito orgulho na garra que tem de pescadora, gosta mesmo daquilo.


Deixo aqui um pequeno vídeo que fiz em sua dedicação e deixo-lhe aqui os meus parabéns, pela calma que teve e pela forma como lutou com ele.

Depois disto o peixe não voltou a picar, não sei bem porque mas também não me importei, pois o dia já tinha tido o seu auge com aquela captura e com a visão que tivemos com o pai daquele tubarão.
Também pensei que ainda a semana passada tinha levado os meus amigos aquele sitio e fizemos uma optima pescaria, onde se capturou outro irmão deste tubarão azul.
Uma hora passada e nem uma picadela, levantei ferro e ainda tentei mais três sítios diferentes mais a terra e mais a norte, mas só consegui apanhar mais um polvo e uma cavala grande.


Foi um dia em cheio, mesmo sem ter feito uma grande pescaria. Mas tivemos um dia a dois como já não tínhamos à algum tempo e às vezes também faz falta.
Aqui ficam mais algumas fotos da pescaria da pescadora e do meu filhote que de dia para dia me surpreende mais com o a vontade com que agarra nos peixes até abriu a boca ao tubarão pois estava curioso para lhe ver os dentes, este verão tenho de o levar na sua primeira aventura comigo na pesca embarcada.







3 comentários:

Anónimo disse...

...quando é que vamos pescar novamente?? ahahahah ;) ADOREI o nosso dia!! beijinhos meu amor****

fernando dores disse...

boas amigo ,fiquei de veras admirado até tubarões não lhe escapam sim senhor gostei de ver. vejo que tem como espoza uma adersária ,cuidado que por esse caminho vai-lhe dar cartas em pouco tempo.confeço amigo se mostro este tópico há minha espoza ela nunca mais se vai calar dizendo (só a mim é que não me levas há pesca blá blá blá )enfim desde já os meus parabéns á pescadora .eu amigo vou navegando aqui pela net e vou pescando alguns peixitos em sonhos pois de outra forma não apanho nada ,faltam-me dois meses depois ui ui quero tirar a barriga da miséria se deus quizer até lá espero ler mais aventuras suas com peixe é claro ,fique bem boa noite ass: fernando dores

Rebolo disse...

Boas Fernando Dores,
Obrigado pelo comentário.
Eu e a minha mulher andamos sempre na picaria,uma picaria saudável:) Mas tenho de dizer que ela agora é a detentora do record da minha embarcação, está toda inchada, não vai ser fácil bater esse record, é o que faz levar as mulheres à pesca hehehe.
Espero que este fim de semana possa ir ao mar, matar saudades pois no fim de semana passado não foi possível.
Forte abraço e até breve.