quarta-feira, 13 de abril de 2011

1ª Feira pesca Setubal / Uma manha ao choco, dicas

Boas,
Tenho andado um pouco ausente deste espaço, o tempo tem sido pouco e o trabalho tem me ocupado muito tempo, não conseguindo assim actualizar o blog.
No inicio do mês lá estive a ajudar o amigo Ernesto Lima, na 1 feira de pesca de Setúbal.
Estou a fazer um vídeo com algumas fotos desse evento, que a meu ver, face a ser o primeiro aqui da terra até correu muito bem.
Na minha opinião esta cidade já precisava de algo assim, pois certamente que uma grande parte desta população face à situação geográfica desta cidade, perto do mar, gosta de pesca e assim sendo, acho que a coisa tem pernas para andar para futuras edições.
Para já vou deixar aqui um vídeo de um apanhado dessa feira e posteriormente, quando tiver mais tempo irei terminar o vídeo que estou a fazer.




Depois  lá veio o fim de semana passado, no sábado, lá consegui fazer uma escapadinha para uma manha de pesca ao choco.
O windguru dizia que o vento iria levantar de tarde e então decidi fazer só a manha para uma pescaria ao choco deixando assim a cana de parte. Mas já tenho saudades de uma pescaria à cana, a ver se no próximo fim de semana a coisa se compõe, pois a ansiedade está a crescer cada vez mais.
Pescaria  ao choco combinada com o amigo Alentini, partida na rampa da mitrena às 7:00, cedinho não fosse o choco fugir, mas mesmo assim, ainda tive de esperar um pouco para poder por a embarcação na rampa, as embarcações estavam ás dezenas na rampa e no rio Sado, tudo com a mesma finalidade a pesca dos ditos. Por norma dizem que a altura da desova começa em março, atenção que o mês escrito com letra minúscula é já para me habituar ao novo acordo ortográfico, o que eles inventam.  Mas no referido mês de março aquilo que aprendi com os pescadores desta modalidade, isto após algumas conversas na deriva das embarcações, é que a agua doce ainda é muita,devido às chuvas, fazendo com que o choco se esconda muito debaixo da areia, sendo assim mais difícil a sua captura.
Assim, comecei a juntar as peças e de acordo com informações dadas pelo seguidor deste blog senhor Fernando Dores,  comecei a optar por fazer as montagens com uma distancia da chumbada para o estralho  menor, com cerca de 10 a 15 cm no máximo. Isto porque faz sentido que se o palhaço andar mais perto do fundo as hipoteses de ataque aos mesmos aumentam e tenho comprovado isso.
Também se poderá perder mais palhaços, mas acho que vale a pena.
Atenção que não estou a falar do tamanho do estralho, mas sim do espaço do destroçedor da chumbada até ao destroçedor do estralho.
Mantivemos-nos no rio Sado até cerca das 9:00, fizemos algumas capturas mas poucas.




Depois resolvemos ir para o Soltroia ver como estavam as coisas lá fora.
Quer aqui dentro do Sado, quer lá fora no Soltroia, as embarcações eram muitas.


E a coisa correu melhor lá fora, eles já começam a aparecer em maior numero e as alterações das montagens também me parecem melhorar a pesca ao choco, fica aqui a minha opinião para quem a quiser seguir, alias também eu estou a seguir opiniões de quem mais sabe, testando e comprovando as mesmas, não quero com isto dizer que serão mais ou menos certas, apenas me fizeram sentido e por isso resolvi por em pratica o que me mencionaram.
Fica aqui então as nossas capturas de uma manha da pesca ao choco, já tivemos dias melhores no ano passado, mas a coisa está a melhorar. Não fiz contas aos que apanhei capturamos para o mesmo balde mas o Alentini esteve em grande com um palhaço vermelho que foi sem duvida a cor que mais apanhou.


Até a próxima.

3 comentários:

Ernesto Lima disse...

Viva Tiago!

Os meus sinceros parabéns!

Belos Chocos!

Quanto à 1ª. Feira de Pesca de Setúbal, tenho que fazer aqui um merecido agradecimento!

Em nome da Comissão Organizadora dos Jogos do Sado, e sem desprimor para outros membros, agradece-se o teu inexcedível apoio à equipa de trabalho responsável pelo evento!
Estiveste sempre onde foi necessário e a tempo inteiro!

Obrigado!

Abraço

André disse...

Boa Noite

Queria-lhe só perguntar duas coisas:

a) com essa distancia de 15 a 20 cm da chumabada ao estralho a que distancia deixa o palhaço do estralho?

b) Costuma obter mais resultados a que profundidade? Eu por ex tenho andado entre os 3m e os 5m.

Obrigado

Rebolo disse...

Boa noite André,
Costumo fazer estralhos de 50 a 70 cms.
Quanto aos resultados em termos de profundidades penso que entre os 2 e os 8 metros é a que me tem dado mais resultados, no entanto na embarcada estamos sempre pendentes da deriva da embarcação para o sucesso da pescaria.
Amanha lá irei aos chocos, após longa ausência, a ver vamos como corre a coisa.
Abraço