sábado, 5 de março de 2011

Pescaria decidida à ultima hora


Boas,
Pois é verdade ontem fui pescar, uma pescaria decidida à ultima hora.
Na quinta feira tinha visto o Windguru, previa chuva para sexta feira.
Na quinta esteve um dia excelente, mas a procura de trabalho e as entrevistas não permitiram a saída para o mar.
A vontade de testar os últimos mares, mais fundos, era muita, bem como de continuar a aprender e por em pratica esta arte que é a pesca.
Por volta das onze da noite de quinta voltei a verificar o Windguru, a chuva tinha desaparecido e o click fez-se logo na minha mente. Tenho de aproveitar, vêm ai uma semana de chuva pelo que a decisão de ir ao mar foi imediata.
Falei com a minha mulher e fiz-lhe o pedido de me ajudar a por o barco na rampa na sexta de manha, o pedido foi aceite, mas com um contra-proposta.
Então ficou assim combinado, ela ajudava-me a por o barco, mas eu tinha de a levar de manha para Tróia, pois está a trabalhar por lá e assim aproveitava a boleia, e ainda tinha de pescar com ela ao choco até as nove da manha e por volta das cinco da tarde apanhava-a novamente para a trazer de volta.
Que chatice ter uma mulher assim, gosta destas coisas e ainda por cima a contra proposta era um prazer para mim, pois são poucas as vezes que pescamos juntos e sabe sempre bem pescar ao seu lado.


Vai então de preparar o material todo fazer umas montagens, arranjar as montagens do choco e acabei toda esta preparação do material por volta da uma da manha.
Material preparado, papinha pronta para que a saída na manha seguinte fosse o mais rápida possível.
Só havia um senão, a sardinha era pouca mas a vontade de ir superava isso tudo.
Antes das oito da manha já estávamos na rampa, e lá seguimos para perto dos cabeços de Tróia.


Ficamos por ali até ás nove tendo eu apanhado um choco e a minha mulher um ainda maior, que bem que se sentia, teve o prazer de ir comigo de barco para o trabalho e ainda apanhou um belo choco, à dias assim que nos trazem estas pequenas grandes felicidades.
Lá a deixei no areal de Tróia e segui para fora, ainda com a ideia de tentar o choco, pois a minha mulher tinha me dito que no dia anterior estavam muitos barcos lá fora perto do Sol Tróia.



Na minha mente estava ainda um dia de pesca pela frente, iria ao choco no Sol Tróia já com as novas montagens efectuadas, e depois iria testar novamente os mares lá mais fora, ali no local onde tinha estado da ultima vez.
E assim fiz, fui ao choco e ainda apanhei mais três chocos, mas no local não estavam nenhumas embarcações conforme tinham estado no dia anterior. Fiquei por ali até perto das dez e meia e depois fiz-me aos mares de fora.
O mar estava mexido, com alguma ondulação e umas rajadas de vez em quando, o windguru previa 2 a 2.5 metros e vento fraco para a tarde.
A meia milha do local sensivelmente por volta dos 60 metros liguei a sonda, sondei bastante até chegar ao local onde haveria estado na sexta feira passada, mas marcações na sonda nada, a temperatura da agua estava nos 14.2 º o que me levou a pensar," queres ver que hoje me trocaram as voltas", a temperatura da agua tinha tido uma subida de 4 graus, na sexta passada estavam 10.2 º.
Queres ver que hoje eles estão mais perto de costa, sondei bastante ali na zona e nada.
Bem lá me fiz ao caminho de volta para mais perto de costa, sempre a sondar a cerca de 50 metros, mais para sul, do trajecto que teria feito à ida. E por volta dos 40 metros de profundidade lá comecei a ver algumas marcações na sonda.
Acabei por tomar uma decisão numa marcação que vi perto dos 37 metros de profundidade, já por volta do meio-dia, a deriva levava-me para sul e a corrente era forte o que me levou a fazer varias passagens no local até resolver largar o ferro.
É algo que me sinto mais confiante nos últimos tempos, não o faço como gostaria, ou seja, não posso dizer que já o sei fazer às mil maravilhas, mas a coisa está a melhorar.
E não me sai mal, fiquei a cerca de cinco metros do ponto que teria marcado no gps após ver a marcação na sonda, mas o vento e a corrente da parte da manha estavam mais fortes fazendo com que a embarcação andasse constantemente de um lado para o outro.
Cana montada, sardinha cortada e vai de largar iscas para baixo.
Toques pequenos e suaves, peixinho pequeno que ratava a sardinha, estive a dar de comer aqueles bichinhos cerca de 3 horas, apanhei um safio pequeno, dois polvos pequenos e mais alguns peixinhos pequenos que foram todos todos devolvidos à agua.
Por volta das 3 da tarde começou a subir a intensidade dos toques, primeiro foi uma safia,  a qual desta vez fotografei para por nas espécies capturadas, depois um ou outro besugo, uns mais pequenos que também foram devolvidos e depois veio uma grande luta, mais uma que fiquei na duvida do que seria, era um belo de um safio.
Estes bichos não são fáceis de por no xalavar, ainda por cima sozinho, mas a minha caninha nova e o carreto estiveram novamente ao nível, aguentou-se com o bicho a dar grandes solavancos e uns minutos depois lá o cansei até o conseguir trazer para dentro do xalavar.
O primeiro safio que apanhei e devolvi à agua foi à sardinha, mas este foi à lula e hoje foi a lula a reinar o dia.
A sardinha fez certamente o pesqueiro, enquanto durou, mas foi com a lula que apanhei os exemplares de maior porte.
Depois já por volta das quatro da tarde vieram aquelas cabeçadas típicas de algo maior, era uma dourada, que prazer que dá apanhar um bicho destes, a luta e as cabeçadas são algo único neste tipo de exemplar, já à algum tempo que não sentia aquelas cabeçadas constantes, que prazer imenso, que sensação, sentir a cana e o carreto a trabalhar este animal. Não era grande, mas as cabeçadas são algo mesmo único nesta espécie.
Senti-me feliz, pois mais uma vez, foi um dia que procurei bastante, andei muitas milhas a sondar e é sempre bom quando vemos este tipo de resultados estive ali a alimentar os peixinhos durante três horas mas depois tive uma hora à Benfica, com os poucos peixes que apanhei.
Mas tinham me trocado as voltas, penso que tenha sido da temperatura da agua, é assim a pesca, pouco ou nada sei , mas muito quero aprender e só assim testando, experimentando, é que tiro conclusões.
Foi mais uma pescaria, não foi farta, mas sinto-me bem por ter conseguido mais uma vez procurar e dar com alguns deles, no fundo fazer algo que tanto gosto, pescar.
Quatro da tarde, está na hora de arrancar, ainda tenho de ir buscar a minha mulher a Tróia, quem sabe se tivesse mais tempo e mais sardinha o que poderia acontecer.







E foi assim que acabei o dia, outros virão certamente, está a chegar os meses do choco e eu gosto tanto de choquinhos grelhados, até á proxima.










6 comentários:

Anónimo disse...

...adorei esta experiência, de ir ctg para o trabalho e ter tempo ainda para fazer uma pescaria, ainda que pequena eheheheh ....temos que apostar mais nestas saídas!!...adoro ver-te feliiiiiiiiz!! ;)

Ernesto Lima disse...

Viva Tiago!

A coisa está a compor-se!

Tudo se vê melhorar de dia para dia.

Só um apontamento... por vezes, nestes tempos de água mais fria, a aposta nos mares de fora pode ser mais frutífera...

Quem sabe se em lugar de teres procurado terra, se tens apostado na procura lá pelos 60 metros, não terias ainda melhor recompensa, considerando o tempo investido.

Nunca o iremos saber... cada dia é um dia!

Uma outra questão: por vezes um bom pesqueiro mesmo que não marque peixe a determinada hora e nestes meses de Inverno, pode vir a ser produtivo.

Nada do que disse pretende ser critica, antes conversa retirada do "computador" (aquele debaixo do cabelo lololol).

Parabéns pela pela insistência e pelo excelente dia de pesca.

Abraço

Ernesto

Rebolo disse...

Obrigado minha pequenina, por seres como és e por me apoiares em todas estas coisas que tanto gosto de fazer. És única.


Ao Ernesto,
Grato pelo comentário.
De facto só tenho apostado nas marcações de sonda, não tenho apostado nos pontos que tenho no gps, tenho preferido sondar e tentar dar com eles.
Também a experiência é pouca para escolher outros locais só pelo tipo de fundo, os limpos, os entralhados, as cetombas e os pontões, são algo que ainda não domino, embora já tenha lido varias vezes o teu manual hehehhe.
Mas é algo que só com tempo e mais experiência conseguirei fazer.
Por isso é que dou preferência às marcações de sonda.
Fica a nota apontada para uma próxima oportunidade lá pelos mares mais fora mesmo sem marcações.
Mais uma vez obrigado pelas dicas, mesmo que me tenhas de criticar, as criticas são bem vindas de quem sabe da matéria.
Forte abraço.

fernando dores disse...

boas amigo vejo que teve mais uma aventurazinha a solo muito bem .

fernando dores disse...

amigo vou lhe dar mais umas dicas ok com boa intenção de ajudar nada mais .esse mar que lhe disse á uns dias atrás é muito bom a qualquer dia do ano e com qualquer temperatura da agúa tem peixe todo o ano mas tem um senõa para que o desconhece ,esse mar é de pedra lisa com muita ramagem e tem alguns buracos sem o conhecer muita vezes sonda não marca peixe mas ele está lá eu por exemplo descobri lá um buraco a algum tempo por sorte desde então nem me preocupo se marca peixe ou não é ferro ao fundo e dá sempre uns peixes bons normalmente começasse logo a apanhar ás vezes esperasse um pouco para engodar depois é só dar á manivela sem parar´,eu estarei por aí dia 16 depois vou lhe contactar para irmos lá vera como é façil pescar nesse mar até dá gosto é claro que um dia nunca é igual ao outro mas é sempre bom pesqueiro em relação á isca que usa no meu entender não é uma boa opção amigo ,o ligueirão é rei e senhor por aí mas a bomboca brava tambem pesca bem e o camarão ,a sardinha engoda mas não é uma boa escolha é a minha opinião nada mais .vejo que está sem trabalho e a procura do mesmo lamento sabelo mas dessa forma terá algum tempo livre na semana certo ? se asssim for pode contar com muitas pescarias se assim entender amigo pois eu estarei lá a por a isca de molho tambem dá aos fins de semana sabado pois ao domingo a maria não libera se ensistir ela mata-me abraço amigo até breve .depois deixe um contacto para lhe dar um toque .

Rebolo disse...

Boas Fernando Dores,
Obrigado pelas dicas desse mar masi fora que desconheço de facto.
Por norma como o meu conhecimento é diminuto em relação aos pontos de pesca tenho dado preferência às marcações de sonda, mas o Fernando já não é o primeiro a dizer-me que por vezes a sonda não acusa mas eles acabam por aparecer ou então já lá estão escondidos.
Quanto às iscas utilizadas tenho tido mais sucesso com a sardinha tirando esta ultima vez que a lula reinou, o camarão já não uso tanto pois vejo que trás muita boga e o ligueirão sinceramente só usei no inicio das minhas pescarias não tendo voltado a usar nos últimos tempos mas é uma isca que também gostei de usar, quanto à bomboca nunca usei mas já ouvi falar bem desse isco.
Neste momento também se ouve falar muito da batata, uma isca nova que está na moda aqui por Setúbal mas também nunca utilizei.
Sinceramente na minha humilde opinião as iscas são uma espécie de moda aqui em Setúbal em que cada um defende aquilo que mais gosta de usar.
De momento a minha disponibilidade é grande, resta saber se o tempo vai permitir que façamos aquilo que tanto gostamos, pescar:)
Quanto ao meu contacto envie-lhe um email com o numero de telemovel vou voltar a enviar, o meu email é treb@sapo.pt
Abraço e até breve.