quarta-feira, 23 de março de 2011

Dobradinha de fim de semana


Boas,
Finalmente iniciei estagio num trabalho.
Espero em breve já estar integrado a 100% desta feita numa área nova para mim, o gás.
Assim, aproveitei o bom tempo sentido este fim de semana e fiz uma dobradinha, sábado uma embarcada e domingo um surfcasting.
Sábado fui com o meu amigo Alentini, era o dia do pai e acordei com uma bela surpresa do meu filho uma prenda feita por ele que passo a mostrar e ainda um belo bolo feito pela minha pequenina, estragam-me com mimos e depois fico todo babado.



Lá segui então para a pesca, a maré estava na baixa mar e foi complicado meter o barco na rampa, pois devido as marés vivas em consequência do primeiro dia de lua cheia as amplitudes de maré estavam em grande, não tendo eu apanhado até agora a maré tão baixa ali na rampa da Mitrena.
Os cabeços do rio Sado estavam completamente à vista e as embarcações estavam às dezenas nos referidos cabeços na apanha de iscos e mariscos. Sinceramente nunca tinha visto ali tantas embarcações.
Iniciamos a pesca ao choco no Soltroia, mas a coisa estava mesmo fraquinha, um choco foi o resultado após quase duas horas de pesca aos ditos.
Depois lá segui para fora tentando os mares mais fundos lá na casa dos 80 metros.
Por volta dos 70 metros a sonda deixou de funcionar, a bateria estava com tensão baixa e a sonda desligava-se.
Então lá resolvi agarrar-me a uma bóia dos covos ali perto dos 80 metros, a qual fazia uma marcação com as casinhas brancas acima do portinho da arrabida e a grua da lisnave, referencias que tenho tirado a olho no ultimo local que pesquei naquelas profundidades.
Montagens habituais e chumbada de 180 gramas, sendo trocada para 215 gramas face à corrente sentida no local 
O dia estava excelente, pelo menos em termos de tempo e mar. Já em termos de capturas a coisa estava fraca, gastei dois quilos de sardinha e capturas só algumas cavalas e uma safia.
Depois por volta das quatro da tarde, lá começaram a aparecer os besugos já depois de ter gasto toda a sardinha e algumas cavalas.
Ainda apanhei um besugo com sardinha, outro com cavala e depois todos os restantes com camarão.
Ainda me calharam sete besugos num espaço de meia hora.
O vinho tinto lá fez a nossa tarde mais alegre, como vem sendo normal nas pingas trazidas pelo amigo Alentini.
A nossa pesca lá se safou para o final da tarde, tendo o Alentini ainda apanhado uma bica.
Por volta das quatro e meia abalei do local, não fosse apanhar a maré baixa no seu pico e depois era complicado tirar a embarcação pela rampa conforme haveria estado no período da manha.
Aqui fica a nossa pescaria.


Depois o domingo.
Foi a primeira experiência mais a serio do meu filho, mais concretamente num surfcasting, novamente na praia do Pego.
Ensinei-lhe o enrolar do carreto e as iscadas no anzol. Os lançamentos ficaram só pelo olhar pois a cana é grande demais para ele poder sequer tentar praticar.
Gosto da forma como ele já agarra no peixe, sem qualquer medo e penso que em breve irá seguir as minhas pisadas ficando ainda a gostar mais desta arte que é a pesca.
Do dia passado apenas se capturou aquele sargo que vêm na foto da entrada, mas já não foi mau para quem só está habituado à embarcada.
Os lançamentos ainda necessitam de mais pratica nesta área do surfcasting.
Os iscos utilizados foram casulo, ganso, coreano e ainda apanhei na praia uma caixa de minhoca de balão possivelmente deixada por um pescador nocturno.
Deixo aqui algumas fotos do excelente dia passado na companhia do meu filho e da minha mulher.

 



5 comentários:

Anónimo disse...

SUTILEZA FEMININA (porque rir faz bem!) eheh

Um homem telefona para a sua esposa e diz:
- Querida, o meu chefe convidou a mim e a alguns dos seus amigos para irmos pescar num lago distante. Vamos ficar fora uma semana. Esta é uma excelente oportunidade para eu conseguir a promoção que tenho esperado; por isso me prepare roupa suficiente para uma semana, e também a minha caixa de apetrechos de pesca. Vamos partir diretamente daqui do escritório, e vou passar aí apenas para apanhar essas coisas.
- Ah... Por favor, coloque também o meu pijama novo, aquele de seda azul.
A mulher acha que isso soa um bocado estranho, mas atende ao pedido do marido.
No fim-de-semana seguinte, ele regressa da pescaria um tanto cansado; mas, fora isso, nada de anormal. A mulher recebe-o com um beijo e pergunta-lhe se apanharam muitos peixes.
Ele responde:
- Sim! Muitos pargos, algumas garoupas e uns poucos carapaus. Mas, por que é que você não colocou o meu pijama de seda azul, tal como pedi?
A mulher apenas olha fixamente nos olhos dele e responde segura de si:
- Coloquei sim, querido! Coloquei-o dentro da caixa de apetrechos de pesca.

*Moral da história:
NUNCA DUVIDE DA CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO DE UMA MULHER !!!

MULHER BURRA NASCE HOMEM ...hahaha!! (da pequenina lol )

Rebolo disse...

É por isso que eu tenho sempre caixas de pesca pequeninas.
Assim não cabe lá mais nada a não ser o material de pesca hehehehehe.

Anónimo disse...

Eu sei que tu gostas de coisas pequeninas eheh até a mulher é pequenina! aahahahahah adoro ver-te rir!! amo-te mto*****

Anónimo disse...

Boa Noite Tiago

É Nuno Mira de Évora , foi um prazer ter falado um pouco contigo sobre a pesca embarcada e ver a cana ao vivo feita só para ti , já encomendei uma tambem para min , Gostei muito da nossa conversa , um dia temos de ir a Pesca .

um abraço Nuno

Rebolo disse...

Boas Nuno,
Falar de algo que gostamos é sempre muito bom.
A minha menina é de facto uma maravilha, estou muito contente com a sua acção de pesca, agora só requer um pouco mais de pratica para ganhar habito, certamente que fizeste uma boa opção pois é uma óptima vara.
Quanto à pescaria é só uma questão de combinarmos a coisa.
Abraço