domingo, 22 de novembro de 2015

Depois das Lides a pesca...


Boas,
Após longa ausência do blog e das pescarias embarcadas, lá consegui arranjar um tempo e assim pôr a escrita e a pesca em dia.
O tempo passa a correr, parece que foi ontem mas já decorreram cinco anos deste o inicio deste blog.
A escrita, fotos e edição dos vídeos ocupam-me algum tempo, sendo esse o motivo pelo qual não faço mais mensagens, pois organizar as rotinas normais do dia-a-dia e da família já me ocupa muito do meu tempo útil.
A vontade de pescar continua cá, mas infelizmente as outras variáveis como a disponibilidade para poder pescar ser limitada aos fins de semana, o próprio tempo (chuva e vento) e outros factores naturais da vida que não nos permitem fazer o que queremos quando queremos.
No entanto não me posso queixar, continuo vivo e com saúde e havendo tempo para ir à pesca arranja-se sempre vontade e a verdade é que tenho feito umas pescarias nocturnas de costa aqui no rio Sado com o meu amigo Gonçalo. Vou lá umas 3 ou 4 horas, mato o vicio, relaxo um pouco e às vezes ainda me sai um peixe ou outro.


Esta nova espécie a quem chamam Rainha, e que pelo que me parece está a montes, como dizem aqui na terra, nesta noite devolvemos dezenas, mas já tinha apanhado uma numa saída aqui no Sado mas de pesca embarcada bem maior e a qual me soube muito bem grelhada no dia seguinte, ou até o Sargo que se segue, apanhado com camarinha também aqui de costa.


Durante este período de ausência ainda fiz umas pescarias embarcadas ao choco, bem como umas idas ao lingueirão aqui nos cabeços do rio Sado, o qual depois congelo e me serve de isca para as pescarias de costa que possa fazer.


Em Agosto encostei a embarcação para revisão, inspeção e alguma manutenção e em Setembro fiz uma pescaria embarcada mas sem grandes resultados.
É verdade que este ano não fiz tanta pesca embarcada, mas estou a guardar-me para o final do ano.

Nesta altura as Douradas começam a sair lá para fora e eu por norma costumo pescar no mesmo local  e dar com algumas que aparecem dispersas. Não são em grande numero, mas costumam ser de bom porte.
Em anos anteriores sempre investi neste local e sempre tive resultados a meu ver positivos.
Pescaria combinada para uma sexta feira 23 de Outubro. Resolvi tirar um dia de férias pois as previsões de tempo estavam boas, pouco vento, vento de sul o que já não acontecia à algum tempo e uma temperatura muito boa para a época do ano. Um verdadeiro dia de verão e nos dias em que sopra vento de sul, sorte ou acaso e eu nem sou supersticioso, mas de acordo com os meus registos as pescarias com estas condições correram sempre bem.
Maré a encher com uma hora de praia-mar, vai de sondar o local e grandes marcações a aparecer na sonda, nova passagem e as marcações continuam lá, desligo o motor e espero que o gps me indique a deriva, a corrente estava fraca, o vento estava fraco e iria permanecer assim o resto do dia, pelo que a tarefa de fundear correctamente seria fundamental para facilitar a jornada de pesca.
E correu bem, após fundear e ligar a sonda a marcação estava lá e os ânimos começaram a subir.
Iscas, Sardinha 8 Kg, Caranguejo 2 Kg e algum Lingueirão.
Montagens habituais com 2 estralhos 0.35 flúor-carbono com cerca de um metro e anzóis 4/0 com
Chumbada de 180 gramas.
Iscas para baixo e vários toques curtos e seguidos, ferragem e lá vinham eles, eram carapaus a montes, assim que as iscas de sardinha lá chegavam abaixo eram devoradas pelo enorme cardume de carapaus que permaneceu ali o resto do dia.
Isto leva-me a pensar nos ses......se deveria ter sondado mais e ver se.... conseguia uma marcação mais pequena, pois por vezes estas grandes marcações podem ser cardumes de peixe pequeno que se... permanecer por ali vai chamar peixe maior...ou se... calhar não. Se.... o cardume não permanecer será que vamos apanhar alguma coisa e se... a corrente virar, ou o vento, ou a maré. Enfim, é isto a pesca, é tomar decisões com base nas experiências anteriores as quais às vezes dão certo, outras não, dependendo de vários factores e de vários ses.

Entretanto olhava para sul e via dezenas de embarcações bem longe de mim mas muito perto umas das outras. É local que não conheço pois já é fora dos meus limites legais, impostos pela classe 5 da embarcação e comentei que a febre das douradas já estava instalada, supostamente em local novo este ano, pois em anos anteriores não é costume ver ninguém por aqueles locais.
Pessoalmente gosto de pescar afastado de outras embarcações, pois é menos um se....  a tirar às outras variáveis e não entendo como é possível dezenas de embarcações a pescar em cima umas das outras. Já vi alguns vídeos de pesca embarcada às Corvina no Tejo e sinceramente acho que era incapaz de o fazer, parece um concurso a ver quem consegue chegar mais perto da embarcação que apanha uma Corvina.
Aqui em Setúbal o que apanho muito, são aqueles curiosos ou simplesmente ignorantes que passam a poucos metros e grande velocidade provocando sempre ondulação quando estamos à pesca e no meu caso com uma balona bem grande vermelha dá para perceber que estou fundeado, enfim mentalidades certamente diferentes da minha e a quem na altura gritamos uns nomes bem alto, mas não parecem ser quem eu chamo pois eles não voltam para trás.

Voltando à pesca em si, a sardinha ia sendo comida e eram carapaus pelos olhos, pela barriga, por todo o lado, eram bandeiras de carapaus com anzóis 4/0, deveriam ser mesmo muito carapau lá por baixo, pelo que resolvi mudar de isca e passar para o caranguejo, inicialmente inteiro o qual não deu resultado e posteriormente partido ao meio com três metades a encher o anzol na totalidade, que me deu o primeiro Pargo do dia e pouco tempo depois a sardinha que ia intercalando com o caranguejo deu-me o prémio do dia o meu maior Sargo apanhado até agora na embarcada, e já à algum tempo que não apanhava Sargos neste local em anos anteriores.



A pesca foi decorrendo a marcação foi-se mantendo e o pesqueiro estava feito, a actividade era constante pois os carapaus mantiveram-se o dia inteiro e as iscas mais rijas como o Lingueirão com casca e sem casca ainda me deram mais dois Pargos e a sardinha mais um Pargo e outro Sargo.




Para alem dos Carapaus, outra constante foram os Safios, que já são habituais nesta zona.
Também apanhamos Polvos, mas Douradas zero nem uma, ainda não foi desta. Talvez para a próxima elas apareçam.


O único video que fiz foi a captura do Safio no inicio da pesca, pois posteriormente a actividade foi tão grande que nem deu para pensar nas gravações.
Fica aqui também o video de introdução para os novos vídeos do Pesca Aqui.
Quanto aos ses.... do dia de pesca, desta vez correram bem e para os registos futuros já fica assinalado que aquele local, depois de sondar, fundear correctamente que é algo muito importante, com aquela maré, com o vento de sul e com os outros ses... todos, continua a ser bom.
Outro facto verificado, foi o quanto o peixe está gordo em relação aos anos anteriores, todos os peixes que tenho apanhado nas ultimas três pescarias que vou relatar futuramente está bem gordo e os Sargos grandes continuam a aparecer por lá o que já não acontecia à pelo menos dois anos, o que será que mudou no local ? não sei mas também não faz mal, haja peixe.
Até a próxima que se... calhar vai ser a da primeira dourada da época.