sábado, 26 de maio de 2012

Levantar Ferro



Boas,
Hoje decidi publicar um video do levantamento do ferro de fundear.
Ferro, fateixa, ancora ou o mais correcto no meu caso, o grampolim.
Antes de mais, sei que esta operação pode ser feita de varias maneiras, a que aqui publico é a que mais me agrada de acordo com a minha embarcação, motorização e o proprio grampolim.
As opinioes relativamente a esta operação são muitas, a maioria prende o cabo na proa da embarcação e não utiliza fusivel, mas como referi, tem tudo a ver com a embarcação, motorização e o proprio ferro em si.
Eu como já apanhei um valente susto a levantar o ferro pela proa, começei a levantar o ferro com o cabo preso no cunho da popa.
Um dos factores que devem ter em consideração é o facto de utilizar um fusivel, neste caso uma braçadeira de plastico que prende o cabo à parte de baixo do ferro. Assim aquando o levantamento do mesmo a braçadeira parte o que em grande parte evita que o ferro prenda no fundo.
Mais uma vez quero aqui salientar que esta situação da braçadeira de plastico é uma opção minha, pois o grampolim supostamente não precisa de fusivel, no meu caso uso vara de inox de 12 mm as quais devem torcer no caso de prender no fundo.
O susto que atrás referi foi num dia que fui sozinho, foi com um ferro que tive de deixar no local, possivelmente preso a um cabo dos covos.
Como a minha embarcação apenas tem 25 cv não tive motor suficiente para tirar o mesmo do fundo, mas tambem não utilizava a braçadeira de plastico e o cabo ficava então preso na parte de baixo do ferro.
O cabo prendeu, estava preso na proa da embarcação, o cabo deu um esticão foi ao porta canas da frente e por pouco não me deitou ao mar, ainda me levou o chapeu que tinha na cabeça.
Após perder este ferro tive de fazer outro e para isso tive como referencia um post publicado pelo amigo Ernesto Lima, no seu blog, A minha pesca.
Já utilizo este grampolim há maís de dois anos e até agora ainda não tive qualquer problema.
Fica então o video do levantamento do ferro de fundear.





sábado, 19 de maio de 2012

Dobradinha no fim de semana

                         


Boas a todos.
Já passaram quase três meses desde a minha ultima pescaria, o stress já andava em alta com a falta de ir ao mar.
Finalmente lá aconteceu nos dias 12 e 13 de Maio, fazendo uma dobradinha no fim de semana.
O tempo não tem permitido ido ao mar e quando esteve bom não consegui ir devido a outros factores.
Dia 12 fui com o Gonçalo e o Matzinger e dia 13 com o meu tio Jaime e o Ricardo Alentini.
Em ambos os dias fizemos pesca ao choco e depois ao fundo.
Iscas Sardinha, caranguejo e lingueirão. 
No dia 12 saímos cedo, por volta das 6:15 da manha já estávamos na rampa, a fila de embarcações já era grande e sinceramente nota-se a falta de civismo de alguns pescadores. 
Alguns ainda não prepararam as coisas e mandam logo os atrelados para a rampa, outros começam a descer a rampa com o atrelado quando os outros ainda nem saíram, que foi o que me aconteceu, estava eu a entrar para a embarcação com outra ao meu lado e vem um atrelado colocar o barco mesmo em cima de mim se não saísse rapidamente dali em marcha a ré acho que embatia na minha embarcação, deve ser pessoal que tem bilhete para as 6:30 e não quer chegar atrasado ao espectáculo.
É sinal que os chocos já andam ai e existe uma afluência de embarcações para apanhar esses meninos, mas meus amigos, um pouco de civismo e bom senso não faz mal a ninguém.
Bem, passando à frente, basta começar a navegar para esquecer rapidamente estes pequenos dissabores. 
No primeiro dia decidi ir lá fora ao choco, fui para o Sol-Troia e pelos vistos foi uma má decisão porque só lá estavam 5 embarcações, quando aqui dentro no Sado eram às dezenas.
A coisa estava fraca até as 10:30 pescamos 7 chocos e uma lula.


Depois segui mais para sul e para fora para a pescaria ao fundo.
Este ano ainda não fiz uma pescaria de jeito, peixe de escama bom este ano ainda não entrou nenhum nesta embarcação.
No entanto tinha em mente fazer no sábado uma pescaria mais a Sul  e perto de terra e no domingo mais a Oeste e mais fora, a maior profundidade. Desta forma poderia tentar tirar algumas ilações, pois este ano a coisa não anda fácil.
Pensava eu que a pescaria poderia ser diferente da ultima realizada a quase três meses atrás, mas não foi. Foi mais do mesmo, três locais diferentes de pesca no sábado e quatro no domingo não me deixaram duvidas que não consigo mesmo dar com eles nos últimos tempos.
Ainda apanhamos uns safios, mas foram todos libertados, peixe de escama nem vê-los.
Eu bem perco bastante tempo a sondar, tento diferentes profundidades e locais, mas não consigo dar com eles. 
Pelas conversas que mantenho com outros pescadores e pelos movimentos constantes das embarcações de marítimo turística, vejo que a coisa não anda fácil, mas afinal onde é que andam os peixinhos?
Será que os peixes também estão a sentir a crise que se está a viver neste país e resolveram emigrar?
A ver vamos o que vai acontecer nas próximas pescarias, só lá indo é que posso saber, mas as expectativas não andam altas.



No domingo, a pescaria do choco correu melhor de manha aqui dentro do Sado e ao final da tarde também no Sado, ainda apanhamos 27 chocos.
Da pesca ao fundo, decidi ir mais fora, perto dos 70 metros nem um toque a pescar ao fundo.
Depois fui tentar na casa dos 50m, 40m, 30m, e nada, só entrou  um peixe a bordo neste dia, foi um peixe porco que apanhei no primeiro local de pesca e foi apanhado à superfície, andava a rondar o barco.
Já nem sei o que pensar das ultimas pescarias. A ver se a coisa melhora, espero que sim, a vingança vai ser terrível.
Fica aqui um vídeo dos dois últimos dias de pesca, deveria ter filmado mais a pesca ao choco.
Até a próxima e de preferência com mais peixe na cana.