domingo, 23 de outubro de 2011

Será que elas andam lá?


 Boas,
16-10-2011,
Mais uma pescaria efectuada com o Gonçalo.
Saída 9:00 da manha da rampa da Mitrena, a maré iria começar a encher a partir da uma da tarde pelo que tínhamos tempo suficiente para pescar na enchente.
Montagens e anzóis os mesmos da pescaria anterior, chumbada de 180 gramas e isca 7 kg sardinha.
Vento fraco a soprar de leste no período da manha, passando para sul no inicio da tarde e acabando em NW para o final do dia.
Pensei para comigo, será que elas andam lá?
Da ultima vez que fui a este local que por acaso foi a primeira vez apanhamos 6 belas douradas, sendo que até agora o maior numero de douradas apanhadas fora da época, ou perto dela não sei bem.
Iniciamos a pesca por volta das 11:15  e às 11:27, entraram os dois primeiros exemplares um polvo para o Gonçalo e um safio para mim.
De seguida carapaus e cavalas, uns sargos e duas choupas, andando sempre os polvos por lá a mordiscar as iscas pois foram entrando a bordo ao longo do dia e não só na altura do estofo da maré.
Foram libertados 7 safios e um polvo, que embora estando acima da medida, foram deixados crescer.
É  impressionante a quantidade de safios que existem por ali, sempre que pesco para aqueles lados é sempre safios a montes, como dizem aqui na terra. 
Depois acalmou um pouco e já na enchente apareceram as amigas douradas apanhei 4 douradas e o Gonçalo uma, exemplar recorde para ele com 3,000 kg de peso.


Os meus parabéns, espero que em breve ultrapasses esse teu recorde.
Foi um bom dia de pesca,perto do local onde tinha ido anteriormente com o meu tio e o Gonçalo e as Douradas continuam a gostar de ir lá dar uma visita de vez em quando.
Fiquei contente com o pesqueiro, foi relativamente perto do ultimo a cerca de 30 metros e a dar umas belas douradas novamente, numa zona onde a marcação de sonda esteve sempre presente com grandes manchas agarradas ao fundo e onde após um trabalho de equipa se conseguiu os resultados alcançados.
Este fim de semana não fui ao mar, espero que o proximo melhore e permita uma escapadinha..
Até lá aqui ficam umas fotos da pescaria e o vídeo que cada vez mais faz parte deste blog ao recordar alguns momentos das pescarias.
Espero que gostem, até à próxima pescaria.






quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pesca a dois 05-10-2011




Boas,
Pois no passado dia 5, lá aproveitei para ir à pesca com a minha mulher.
Foi uma pescaria combinada sem stress, saída por volta das 10 da manha.
Isca sardinha e cavala fresca que íamos apanhando.
Montagens habituais madre cerca 1,80 m 0.40 da gorilla, estralhos cerca de 60 cms 0.42 Revolution e anzois Dragon 5/0.
Cana Made in Portugal e carreto Quantum Cabo pt 60, a minha mulher cana Tica Adamastor II e carreto Relix
Foi um dia de relaxe com a minha mulher, que até adormeceu na embarcação, coisa que me admirou mas o que ela também queria era descansar na calmaria de estar ali a desfrutar a paisagem e o momento em si.
Foi um dia de vento fraco, mas a soprar de vários quadrantes durante o decorrer do dia, o que me fez sair do local de pesca varias vezes. Resolvi ficar por ali para não estar a incomodar o sono da minha mulher.
Iniciou a pesca comigo, depois comeu, descansou, dormiu a sesta e comecei a pescar com as duas canas.
Nessa altura foi quando apanhei os Sargos, foi meia hora de faina com duas canas. Era quase levantar uma e baixar a outra entre iscadas que iam desaparecendo rapidamente ficando as canas a pescar no caneiro.




Foram mais as cavalas que vieram às minhas iscadas, mas depois quando a minha mulher voltou a pesca lá apanhou um Pargo acima de quilo, peixe que já não apanho à algum tempo.
Apanhei alguns safios, um polvo e uns carapaus, a minha mulher perdeu um bom safio como podem ver no vídeo.
Ilações tiradas deste dia em relação às pescarias anteriores.
Não houve reposição de iscas rapidamente, pois estava a pescar nas calmas com a minha mulher.
Quando comecei a pescar com as duas canas, durante meia hora mantive um ritmo forte na reposição de iscas e apareceram os Sargos.
O vento soprou de varios quadrantes alterando a posição do barco constantemente, dificultando assim a acção de pesca, o que poderia ser corrigido levantando o ferro e novo fundeio.
A pesca decorreu quase toda com a maré na vazante, o que a mim não me têm trazido bons resultados, prefiro apanhar a maré na enchente.
No entanto, foi um dia muito bem passado na companhia da minha mulher, com algumas capturas que vos deixo aqui de seguida.
Deixo também um pequeno vídeo de alguns momentos da pescaria.





No passado dia 16 fui pescar novamente, ainda durante esta semana deixo por aqui o relato pois me parece que neste fim de semana o tempo não vai permitir ir ao mar.
Até breve.



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

1º Ano Pesca Aqui

Boas,

Já passou um ano desde que fiz o meu primeiro post, dia 30 de Setembro de 2010.
Desde já o meu obrigado a todos os que me seguem e passam por aqui.
O numero de visitantes superou as minhas expectativas ao longo do ano decorrido.
Os meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que me ajudam nesta arte que é a pesca, com todas as dicas dadas ao longo deste ano.

Falando um pouco do Pesca Aqui, neste primeiro ano, senti que aprendi  mais um pouco e aquilo que aprendi tentei colocar aqui da melhor forma possivel.
O tempo ultimamente não tem sido muito para me dedicar ao Blog, o trabalho tem me ocupado muitas horas por dia, o que impossibilita vir aqui mais vezes.

A Vontade de pescar aumenta cada vez mais, nunca pensei ficar quase dois meses sem pescar, mas aconteceu em Julho e Agosto. Outra vontade, a de aprender cada vez mais e tentar fazer melhor a cada pescaria, tambem se mantem e ainda tenho um longo caminho para percorrer.

Deixo aqui um video de alguns momentos passados.


Hoje vou ao mar, até breve.