quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ano Novo. Visual Novo.


Boas,
O tempo está mau para a pesca, pelo que tenho tido mais tempo para me dedicar aqui ao Blog e ler mais umas coisinhas.
Então resolvi fazer uma alteração ao visual, não ao meu, mas foi como, dar um pouco mais de vida a este blog.
O fundo estava muito escuro, ficando assim, mais agradável à vista e à vida que existe lá debaixo, deste elemento que tanto me atrai, o mar.
Irei alternar entre os 3 ambientes que vêm na foto acima.
Aproveito para agradecer aos seguidores e aos restantes leitores, bem como, aqueles que seguem o Pesca Aqui, nos seus Blogs. A todos vós, obrigado, pois é devido a vós, que a motivação vai crescendo, para melhorar as coisas por aqui.
Aliás, no total de 2700 visualizações que tenho no blog,desde Setembro, só cerca de 1000, estão no contador.
O porque? O mesmo, só começa a contar no momento em que o instalamos. Mas no entanto, essas 1000, foram no ultimo mês, o que superou em muito as minhas expectativas, isto porque controlo as visualizações cá de casa, não sendo assim contabilizadas no contador.
O mau tempo, também me permitiu fazer um vídeo, com todas as fotografias e mais algumas, que passei até agora aqui no blog.
Neste caso é só edição de vídeo com fotos, mas futuramente, irei ter pequenos vídeos e alguns dizeres.
Para o efeito, irei criar na barra de cima, um movo marcador, os Vídeos.
A partir de agora, já me posso dedicar à edição de vídeo. Coisa que ainda não tinha feito até aqui, mas que me deixa desde já, muitas ideias daquilo que poderei fazer, sendo que um software razoável, é meio caminho andado, para ter a papinha feita.
Até ao final do ano, espero poder fazer outra edição, com algumas imagens e vídeos que tenho aqui.
O vídeo que se segue, foi uma coisa simples de editar,coisa que se faz certamente em menos de uma hora mas para mim a primeira vez demorei um pouco mais. Mas também, muito tenho para explorar e aprender nesta matéria.
Quanto à pesca, ui, ai então nem se fala, só a vontade que tenho em ir pescar.
No sábado passado, deliciei-me com a comida e com a conversa da pesca que se fez sentir no almoço de Natal do Porto de Abrigo. Almoço, que terminou às sete da noite.
Para mim, foi uma tarde muito agradável, falando de algo que me sinto viciado, com os comandantes daquele Porto e outros colegas do fórum.
O restaurante não podia ser outro, é o Porto de Abrigo aqui em Setúbal, para não fugir aos bons costumes do nome.
Aquilo foi pescar de todas as maneiras e feitos, sendo que o peixinho nunca faltou, quer virtualmente na minha cabeça, quer fisicamente na minha barriga.
O que faltou foi umas fotos, mas a conversa e a paparoca estavam tão boas, que ninguém se lembrou de tal.
Quanto à pesca, só mesmo assim, lá indo. Talvez assim, possa aprender algo mais, para vos poder transmitir.
A teoria aprendida nesse almoço foi muita. Agora só resta praticar.
Se a pesca fosse tão simples como, arrastar, copiar, colar, editar ou clicar com o rato aqui ou ali, como fazemos aqui, neste mundo virtual. Mas não é. Ai as variáveis, são tantas.
Espero que o 2011, me traga tantas ou mais alegrias, como me trouxe o 2010, isto em termos de pesca e todos os momentos envolventes.
Quanto ao resto, à vida em si, só desejo ter saúde, e que as alegrias, cheguem para poder esquecer as tristezas, porque a vida nem sempre é um mar de rosas.
É mais como o tempo e o mar, umas vezes bom, outras vezes nem por isso e outras ainda mau, sendo nessas alturas, em que as coisa estão más, como o tempo e o mar estão agora, que devemos aproveitar e reflectir, tentando pensar por exemplo, que somos livres.
Livres de poder pescar, não como queríamos certamente, mas como podemos, ao contrario de muita boa gente, que vive neste mundo tão desigual.
Bem vejo na televisão, que cada vez vejo menos e das poucas vezes que a vejo, sinceramente prefiro ser ignorante e não saber o dia à dia de muita gente à nossa volta. As desgraças acontecem, a fome continua a existir, bem como a desigualdade, a opressão, a guerra e algumas ditaduras. O lobby, esse continua em grande e tanta coisa havia a dizer.
Mas vamos mudar de assunto, penso que a frase que se segue, que não é de minha autoria, mas foi a que me lembrei, dentro do tema deste blog, está enquadrada no que queria transmitir.

Não lhe dês peixe.
Da-lhe uma cana e ensina-o a pescar.

Ensinar e aprender, é parte fundamental da vida e da igualdade.
O tema, da desigualdade, daria certamente para escrever uma pagina completa aqui no blog, mas não é esse o seu fim.
Passando então a coisas menos sérias, vamos ao vídeo da pesca, o primeiro do Pesca Aqui.
Como em tudo o resto, espero que muitos mais possa fazer, é sinal que ainda cá estou.
O som que escolhi, AC/DC, além de ser um clássico, foi o que mais se enquadrou, quer na letra, quer no ritmo. Além de me trazer recordações do passado musical do Rock-and-Roll...O que me fez mexer aqui nos mp3 mais antigos e ir ainda mais ao passado, relembrando Pink-Floyd e Led-Zeppelin... Belos tempos.
As coisas que a pesca faz recordar....
Espero que gostem.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Boas Festas



Boas,
Desejo a todos um Feliz Natal, cheio de saúde e felicidade, na companhia daqueles que mais gostam.
A minha prenda, neste ultimo mês, consegui ultrapassar as mil visualizações aqui do Blog.
Espero que muitas mais existam. Obrigado a todos.








quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Especies Capturadas

Alcorraz- Sargo Alcorraz
Nome Cientifico: Diplodus annularis


O sargo-alcorraz é uma espécie típica do litoral, principalmente de pradarias de plantas marinhas. Tem o corpo acinzentado com ventre prateado, apresentando uma banda vertical negra sobre o pedúnculo caudal e cinco bandas verticais no dorso. É uma espécie típica do litoral, principalmente de pradarias de plantas marinhas Os juvenis vivem em grupos, ao contrário dos adultos que são observados aos pares. Da sua alimentação fazem parte crustáceos, moluscos, equinodermes e hidrozoários, que vivem sobre o fundo. Esta espécie é hermafrodita, pois alguns indivíduos machos podem transformar-se em fêmeas.

Besugo
Nome Científico: Pagellus acarne 

O besugo tem o corpo fusiforme e ligeiramente comprimido quando comparado com outros peixes da família. É uma espécie litoral, observada em vários tipos de fundo, especialmente de algas e areia. Este peixe é hermafrodita, pois a maioria quando nasce tem sexo feminino. Transformam-se em machos numa fase posterior da sua vida.

 Bica
Nome Cientifico: Pagellus Erythrinus

A bica tem o corpo rosa-prateado com uma banda de vermelho-vivo no opérculo e outra no dorso, junto ao pedúnculo caudal. A barbatana caudal também apresenta os bordos vermelhos.
Habita tanto em substratos rochosos como arenosos, ocorrendo geralmente perto do fundo.


Carapau
Nome Científico: Trachurus Trachurus

Os carapaus têm o corpo fusiforme, bastante musculado e com barbatanas fortes, que lhes permitem nadar rápida e constantemente. Os adultos formam cardumes, que passam o Inverno afastados da costa e só se aproximam na Primavera e Verão, para desovarem. Estes cardumes refugiam-se junto ao fundo durante o dia e alimentam-se à noite, próximo da superfície. Os juvenis, conhecidos como "jaquinzinhos", abrigam-se entre os tentáculos de medusas, onde também obtêm restos das suas presas. Pescá-los é evitar que cresçam e se reproduzam pelo menos uma vez na vida, o que ameaça o futuro da espécie.

Cavala / Sarda
Nome Científico: Scomber scombrus Linnaeus

As cavalas, tal como os atuns, nadam rápida e constantemente e são conhecidas por migrações de longo curso. A sua forma fusiforme, altamente musculada e as barbatanas rígidas (que agem como quilhas) são características que lhe permitem este estilo de vida. É um peixe de cardume, que passa os dias junto ao fundo, para evitar predadores. Durante a noite aproxima-se da superfície para se alimentar. Esta espécie é usada na China para fins medicinais.

 Charroco
Nome Científico: Halobatrachus didactylus

O charroco é um peixe solitário que vive no fundo, dissimulado entre pedras, lodo e areia. Aqui, permanece imóvel e alerta, à espera das suas presas - crustáceos, moluscos e pequenos peixes - que captura com um ataque fulminante. As fêmeas depositam os ovos no fundo, para serem guardados pelos machos até à eclosão.

Choco
Nome Científico: Sepia officinalis
O choco permanece enterrado em fundos de areia. Apesar do seu aspecto inofensivo, é um predador astuto e eficiente. Graças à capacidade de mudar de côr, aproxima-se das suas presas (moluscos, crustáceos e peixes) sorrateiro e imperceptível.
Depois, captura-as com dois tentáculos modificados para este efeito e que se projectam rapidamente como a língua de um sapo. O seu bico forte corta a presa, ao mesmo tempo que lhe é injectada uma toxina paralizante. Durante a época reprodutiva, os machos cobrem-se de um vistoso padrão zebrado e modificam um dos tentáculos para introduzir o esperma no interior da fêmea. Esta fixa os cachos de ovos pretos a algas.

Choupa
Nome Científico: Spondyliosoma cantharus

A choupa é uma espécie hermafrodita, em que as fêmeas se podem transformar em machos. As fêmeas depositam os ovos no fundo e cabe-lhes a tarefa de os proteger e manter oxigenados até à eclosão. Os juvenis são solitários e refugiam-se em estuários, entre pradarias de erva-marinha. Os adultos, solitários ou em cardume, nadam em águas mais expostas, mas sempre nas imediações de rochas ou pradarias de erva-marinha, até aos 50 m.

Dourada
Nome Científico: Sparus aurata

A dourada deve o seu nome à banda de cor dourada que apresenta na cabeça, que une os olhos. É um peixe que não se afasta do litoral e raramente ultrapassa os 30 m de profundidade. Aqui entre as rochas e pradarias de erva marinha, encontra o seu alimento preferido - mexilhões. Trata-se de uma espécie hermafrodita em que os machos se podem converter em fêmeas. Deste modo, conseguem equilibrar o número de indivíduos de cada sexo, o que contribui para o sucesso reprodutivo da espécie. Uma dourada pode crescer até 70 cm e pesar 17 kg.

Ganoupa ou Garoupa,
esta espero que alguem me arranje informação, não sei se é garoupa ou ganoupa como ja ouvi muitos chamarem?


Judia
Nome Cientifico: Coris julis

A judia vive perto da costa, sobre fundos rochosos e junto a pradarias de plantas marinhas. Tal como outros peixes da sua família, é hermafrodita pois as fêmeas mais velhas podem inverter de sexo e transformam-se em machos secundários. Assim, indivíduos da mesma espécie podem apresentar padrões de coloração distintos. Os juvenis comportam-se como bodiões limpadores, o que lhes garante maior sobrevivência enquanto são pequenos. No estado adulto, quando se sente ameaçado, este peixe enterra-se na areia.

Pargo
Nome científico: Pagrus pagrus

O pargo é um peixe ósseo, que pertence à família dos esparídeos. Desta família fazem também parte outras espécies bem conhecidas e de apreciável valor comercial, como o sargo, o besugo, a safia, o goraz ou a dourada. São portanto espécies aparentadas, ou seja, que partilham muitas características comuns, como a forma do corpo, o número de espinhos e raios moles das barbatanas ou a sua capacidade para mudar de sexo ao longo da vida. Prefere os fundos de pedra, vive normalmente desde a costa até aso 250 metros de profundidade. Muitas vezes quando capturados ficam com o corpo malhado. Atingem os 8/10 kg e os 60 centímetros de comprimento. Peixe de fundo alimenta~se de crustáceos e moluscos.
 Peixe Agulha 
Nome Cientifico: Belone belone




















O peixe agulha, é uma espécie predominantemente costeira, vulgarmente encontrado em toda a costa portuguesa, em particular nos meses mais quentes do ano.
Pode formar pequenos cardumes, embora seja mais comum observarem-se dois ou três indivíduos próximos e em constante movimento.
O seu nome deriva do aspecto alongado do corpo, incluindo os maxilares, sendo o superior maior que o inferior e munidos com numerosos dentes afiados.
Possui escamas pequenas que facilmente se soltam quando lhe tocamos. A cor do dorso é esverdeada e o ventre branco prateado. São predadores muito activos, alimentando-se fundamentalmente de pequenos peixes que caçam em golpes de grande velocidade.
Quando presos no anzol, lutam com vigor e executam saltos fora de água, impressionantes para o tamanho que possuem.


 Peixe Porco
Nome Científico: Pseudobalistes fuscus Bloch

Peixe porco é o nome comum desta curiosa espécie de peixe, a que muitos pescadores ainda chamam,  pampo.  De hábitos diurnos, tem um corpo comprimido e em feitio de diamante,  com escamas placóides ásperas e consegue rodar cada um dos olhos independentemente. Com um mecanismo de bloqueio da primeira espinha dorsal e uma boca forte com oito dentes grandes e muito afiados em cada maxilar, são muito agressivos, exigindo do pescador algum cuidado no seu manuseamento. Conhecidos são os roncos que emite, donde se presume derive o seu nome vulgar.
São essencialmente carnívoros e alimentam-se de invertebrados, crustáceos e moluscos, conseguem partir as cascas duras dos ouriços e estrelas do mar com os dentes fortes.

Polvo
Nome Científico: Octopus vulgaris


O polvo, vivem nos fundos rochosos, sendo activo principalmente durante a noite, quando saem das suas tocas para se alimentar. Apresentam o corpo com aspecto verrugoso com braços compridos, sendo os laterais maiores que os ventrais. Possuem ventosas dispostas em filas nos bordos inferiores dos braços. Os machos são em geral maiores que as fêmeas, podendo atingir 1 metro de comprimento e peso de 8 Kg. O terceiro tentáculo nos machos está modificado, servindo como órgão copula-tório. A coloração varia de acordo com as características do meio. Quando assustados adoptam uma coloração esbranquiçada

Nome: Raia
Nome Científico: Raja clavata

A raia povoa águas costeiras de quase toda a Europa, desde a linha de costa até cerca de 300 metros de profundidade. O padrão de manchas e espinhos que lhe cobrem o dorso permitem-lhe viver perfeitamente dissimulada sobre os fundos de areia e rocha que habita. Reproduz-se entre os meses de Inverno e Primavera e, todos os anos, cada fêmea põe cerca de 150 ovos, protegidos por uma forte cápsula. Ao fim de 5 meses, nascem as pequenas raias, completamente formadas e semelhantes aos adultos.

Nome: Robalo
Nome Científico: Dicentrarchus labrax

Enquanto juvenis, os robalos formam cardumes para se protegerem de predadores e é frequente encontrá-los a nadar misturados com outras espécies. Os adultos são animais solitários mas, em algumas ocasiões, reúnem-se para atacar cardumes de outros peixes. São predadores vorazes que patrulham todo o tipo de fundos costeiros, em busca de alimento e, uma vez que suportam salinidades baixas, chegam a penetrar em estuários e rios. A sua longevidade é impressionante, pois podem viver até 30 anos(!).

Ruivo
Nome Científico: Lepidotrigla cavillone

O ruivo, tem um corpo em forma cónica, característica da família. A cabeça é grande e tem um profundo sulco espinhoso entre os olhos. As barbatanas peitorais apresentam um desenvolvimento muito curioso.
Os três raios inferiores, livres e móveis, permitem-lhe deslocar-se sobre o fundo, os restantes são longos e estão unidos, assemelhando-se a asas que, quando abertas, lhe permitem planar na água! Vive perto da costa, até cerca dos 300 m de profundidade.

Safia
Nome Científico: Diplodus vulgaris

Esta é uma das espécies mais comuns das costas rochosas da Penísula Ibérica. Embora ocorram até aos 90 m, os adultos são mais comuns junto a rochas, até aos 30 m, onde se alimentam de ouriços, ofiúros e algas. Os juvenis refugiam-se de predadores em pradarias de erva-marinha. Trata-se de uma espécie hermafrodita, em que os machos podem converter-se em fêmeas. Por ter duas épocas reprodutivas por ano, pensa-se que se reproduz por tamanhos: em primeiro lugar os indivíduos mais pequenos e só mais tarde os maiores (superiores a 25 cm). 

Safio / Congro
Nome Científico: Conger conger

O safio tem o corpo em forma de serpente, com uma só barbatana resultante da fusão das barbatanas dorsal, caudal e anal. Boca grande lábios grossos que escondem duas fileiras de dentes. A sua cor varia entre o negro e o cinzento de acordo com o sexo e a profundidade. O congro é o safio já na sua fase de maior dimensão. Atinge um tamanho máximo de 3 metros de comprimento e cerca de 45kg de peso. Vive em fundos rochosos em fendas e buracos. Podendo viver a profundidades superiores a mil metros.  

Sarrajão
Nome Científico: Sarda sarda
 
O sarrajão, frequentemente confundido com o atum, forma grandes cardumes. Vive sobre a plataforma continental sendo, por vezes, vista a entrar em estuários. Fortemente explorado, dado o seu interesse comercial, o bonito-do-atlântico é um predador com um apetite voraz. Alimenta-se de pequenos peixes de cardume, invertebrados, como lulas e camarões, e até de membros da sua própria espécie!


Tubarão Azul / Tintureira
Nome Científico:Prionace glauca
O tubarão-azul (Prionace glauca), também conhecido como tintureira, é uma espécie tipicamente oceânica que pertence à família Carcharhinidae. Esta espécie pode ser encontrada em águas temperadas e tropicais um pouco por todo o mundo, sendo uma das espécies mais abundantes no Oceano Atlântico, presente também na costa Portuguesa e mar Mediterrâneo.
Este tubarão pode ser facilmente identificado pela sua coloração azul característica e pelo seu corpo alongado e esguio, chegando a atingir cerca de 4 metros de comprimento. É conhecido pela sua grande capacidade de adaptação e movimentação, fazendo grandes migrações e atingindo normalmente profundidades de cerca de 350 metros, embora já alguns investigadores tenham descrito mergulhos até aos 650 metros de profundidade.
O tubarão-azul alimenta-se habitualmente de cefalópodes e peixes, embora em alguns estudos tenham sido encontrados mamíferos marinhos no seu conteúdo estomacal, facto este que reforça a ideia do comportamento oportunista desta espécie.

As Espécies Capturadas

 
Boas,
Hoje, resolvi fazer um Post, de algo que espero ir sempre actualizando, as espécies capturadas.
Existiram outras, que não apresento aqui. O motivo é o facto de não ter nenhuma foto da espécie sozinha, ou com boa qualidade para a por aqui. Outras, pelas fotografia de pescarias, em que muitas vezes, estão os peixes em cima uns dos outros não permitindo assim uma foto de qualidade razoável.
É que a edição de fotografia, não é o meu forte, mas também, a partir de agora, irei tirar fotos às espécies que ainda não estão aqui. Como o Sargo, a Safia, a Boga, o Rascasso, e espero eu, muitas outras que ainda não apanhei e que são agora, o meu próximo objectivo, no corrico. Como o Robalo, a Baila ou Vária e outros que espero vir a apanhar.
Bem, tenho estado a ressacar de pesca, já não vou ao mar, desde dia 28 de Novembro, nestes últimos dias tenho-me deliciado com as pescarias dos outros, que vou vendo nos Blogs que sigo e nos fóruns que acompanho.
A ansiedade vai crescendo cada vez mais, levando-me a sonhar acordado constantemente.
Sinto que de facto estou viciado nisto. Até já sonho acordado, sinto que quando fico muito tempo sem lá ir, as coisas não correm da mesma forma.
Faz-nos bem fazer o que gostamos, mas custa quando temos tempo para ir lá para dentro e algo que nos é alheio acontece, não nos permitindo fazer o que queremos.
Foi o que me aconteceu nestes dias bons para pescar, conforme referi anteriormente, a minha Kangoo, teve uma pequena avaria e o mecânico habitual, face ao trabalho que tem, é bom sinal para ele, mas para mim nem tanto, porque assim, não tenho maneira de rebocar o meu 2ª menino para a rampa e ir lá para dentro.
E também tive uma avaria no meu carreto, possivelmente do esforço daquela luta que falei na ultima pescaria, afinal não é tão razoável como eu esperava. Melhor ainda, às vezes, somos induzidos em erro pela nossa falta de conhecimento e falta de profissionalismo de alguns senhores, que de vendedores têm muito pouco. Ou seja, apenas querem vender e rapidamente fecham a casa, pois penso que acima de tudo o pós venda é parte fundamental de manter um negocio e de manter um cliente.
O que me fez mentalizar que sou demasiado pobre para comprar material mau.
O que eu quero dizer com isto. Pretendo certamente continuar a praticar pesca embarcada por muitos anos, enquanto poder. Por isso, penso que mais vale gastar um pouco mais e ter material que sabemos que não nos vai deixar ficar mal, do que andar a gastar dinheiro em material todos os anos, que nos acaba por sair mais caro. Isto como é óbvio, foi uma opção minha, face à regularidade com que pratico esta modalidade.
As novidades ficam para mais tarde, isto em relação ao material.
Voltando ao que estava a dizer, uns dias após a ultima pescaria, face ao mau tempo sentido nos próximos dias, resolvi lubrificar o carreto e vi que uma roda dentada do suporte da manivela estava partida.
Também já foi a arranjar. Como se costuma dizer, um mal nunca vem só.
E ainda levei na cabeça, por fazer coisas que não devia. Como encher com massa em excesso, partes que não devia. Enfim, ossos do oficio, de quem não sabe e inventa um pouco, pensando que está a fazer bem e no fundo não está. Será talvez tema para outro post.
Mas passando à Pesca, a vingança vai ser terrível, eles que esperem por mim.
Assim que poder, lá estarei eu a contemplar esta magnifica Serra da Arrábida, a ver este magnifico mar e quem sabe apanhar uns peixinhos.
Aproveito também, para agradecer as votações efectuadas, não foram muitas,18, mas pelo menos quem votou, achou que isto até nem está mau e ficou acima do razoável, o que para mim já é motivo suficiente, para poder dar continuidade a este Blog.
Assim, para os que votaram , lêem, vêem e comentam. Bem como, para todos aqueles que me aturam, me vão tirando duvidas fora deste blog e dando dicas, um muito obrigado.
Pois graças a todos vós, às dicas dadas, à teoria ensinada, tudo isto junto, poupa-me tempo, vai enriquecendo os meus conhecimentos e certamente facilitar a minha pesca.
Quanto mais sei, mais sinto que ainda tenho tanto para aprender.É assim mesmo a pesca.
Então, vou dar esta pagina como concluída e abrir uma nova, só para as "Espécies Capturadas", colocando um atalho, na barra da parte de cima do blog, a qual irá sendo actualizada de acordo com as capturas de novas espécies ou melhores fotos das espécies já apresentadas.
Quero aqui salientar, que quando refiro espécies capturadas, não foram só por mim, as fotos que apresento, são de pescarias em que estive presente, sendo que, algumas das espécies aqui apresentadas, foram capturadas por amigos nas pescarias efectuadas.
Espero que gostem.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Gigante

Boas,
Hoje resolvi mostrar algo diferente, também está ligado ao mar, neste caso, às embarcações.
O titulo de gigante!! Não é um peixe. Infelizmente, eu bem gostava, mas não é.
Trata-se de um cargueiro gigante, o maior do mundo na sua categoria.
Recebi um e-mail e fiquei impressionado com o tamanho do menino, pelo que resolvi partilhar aqui no Blog.
Já que não se pesca,  pelo mau tempo sentido, sempre se faz outras coisas.
Parece que a coisa vai melhorar a partir de Domingo e prevê-se umas aberturas para o vicio.
Infelizmente, a bomba de agua da minha velha Renault Kangoo avariou, não sei se estará pronta a tempo, dos bons dias que se avistam, para que possa transportar o meu 2º menino lá para dentro.
Lá vou eu pressionar o mecânico todos os dias, a ver se na segunda-feira a coisa tá pronta, a ver vamos.
Bem, voltando ao gigante vou dizer as suas medidas.

Comprimento: 394,84 metros
Boca: 63,10 metros
Carga: até 123.000 Toneladas, carrega até 15.000 Contentores, é obra. 
A sua cabine tem uma altura superior a um prédio de 10 andares, face à sua envergadura e calado, não passa quer no Canal do Suez, quer no Canal do Panamá.
O seu motor, pesa 2.300 toneladas, tem 14 cilindros em linha e debita qualquer coisa como 110.000 cavalos.
O seu consumo é coisa pouca, um pouco mais que a minha embarcação, 6.275 lt /hora, mais coisa menos coisa.
Aqui ficam então umas fotos do Gigante, a ultima é do seu pequeno motor, quase uma altura de 5 andares.
Enfim, tem tudo de pequenino não é.





Aqui podem ver um pequeno vídeo do Gigante a navegar.
O GIGANTE

Abraços e beijinhos.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Montagem Porta Canas / Corrico e Amostras

Hoje, resolvi fazer um post de uma bricolage na embarcação.
A montagem dos porta canas.




Inicialmente adquiri estes porta canas, sem juntas de borracha, mas a largura da furação ficava demasiado à face das paredes do casco e então resolvi trocar os mesmos por os que coloquei, com a furação em termos de largura mais pequena e já com junta de borracha.








Material necessário: Berbequim e Craniana; Broca, mediante medida dos furos; Groza e Lima; Chave fendas; Silicone ou Mastique; Lápis e fita métrica, parafusos inox.










Então vamos por mãos à obra.
Tiramos as medidas e fazemos as marcações no casco, neste caso é mais fácil, pois a junta de borracha dos novos porta canas, permite fazer a marcação na fibra sem grandes enganos.
Depois, marcamos o meio da marcação oval e furamos com uma broca de ferro neste caso usei uma broca nº 3 e fiz o furo a meio da marcação oval a olho.
Penso que também se poderá fazer logo o furo com a broca existente na craniana, mas poderá dar azo a um deslize durante a furação e deste modo já não.
Fura-se com a Craniana mais indicada de acordo com o tamanho do furo que pretendemos efectuar no casco. Em caso de duvida, mais vale furar com uma craniana um numero abaixo e depois groza e lima, do que fazer um furo maior do que o pretendido.
Furo feito, conforme podem verificar na 3ª fotografia, e então há que tirar o resto da fibra na circunferência, para que a mesma fique oval conforme o apoio do porta canas.
Após a Groza e a Lima para ovalizar a coisa, então vamos colocar o porta canas dentro da furação efectuada e fazer os furos, para posteriormente colocar os parafusos de apoio.
Aqui utilizei uma broca mais fininha nº 1.5.
Não recomendo que façam estes furos logo ao inicio, pois podem depois não bater certo.
Depois dos furos estarem feitos, encher então de silicone ou mastique, à volta do buraco.
Coloquei então os porta canas já com a junta, fazendo pressão nas mesmas para que o silicone se espalhe por toda a junta de borracha.
Imagem

Posteriormente apontei os parafusos e só depois dei o aperto final, limpando com um pano o silicone em excesso.
E assim ficou este trabalho feito.
Imagem

Agora só me resta, ir lá para dentro e iniciar uma nova arte de pesca, o corrico.
O porque desta mudança, a vontade de ir lá para dentro.
Aqui no Rio Sado, posso faze-lo mais vezes, porque muitas vezes o mar não me permite ir lá para fora pescar ao fundo.
A ver vamos se todos os videos que vi e leituras que fiz, me vão dar alegrias.
Espero bem que sim, só lá indo, é que poderei saber.
Neste Rio Sado, já falei com vários pescadores, que efectuaram capturas de bailas e robalos, com esta arte de pesca.
Lá vão começar as amostras a funcionar e o isco vivo.
Lá terei eu de chatear o amigo Zé, o Kaywox, do Blog, Pescar com Kaywox, pois de amostras percebo pouco e ele certamente me poderá dar algumas dicas.
As poucas pescarias que fiz de spinning apeado, apenas me permitiram perder, duas Marias, Angel Kiss e um popper Trabucco, Capture Grappler Shad.
Capturas, só uma até agora , uma cavala e com uma amostra do chinês, a roxa que vêm abaixo.
Neste momento, são estas as minhas amostras.

As 3 do chinês.

As duas melhorzinhas.

A Maria Angel Kiss, de 27 gramas

O Trabucco Airflo Popper de 21 gramas


E as duas de vinil, com as quais penso começar os curricos.

Para finalizar, deixo aqui algo que pode ajudar alguns pescadores, uma tabela com os respectivos nós e a sua percentagem de resistência.



Bem hoje fico-me por aqui,.
Até a próxima, que pelo mau tempo que anda por ai, não sei quando será.